Ir para o conteúdo

Portal COC faz um ano

19/04/2011


Mais de 26 mil visitantes em um ano de existência. O Portal da Casa de Oswaldo Cruz faz aniversário hoje, 19 de abril, e reforça seu lema: Acesse. Navegue. Colabore.

Disponibilizado como mais um canal de interação com seus públicos, o portal organizou, em cinco grandes ambientes, informações, produtos e serviços da instituição.  

O menu institucional apresenta toda a unidade, e as quatro áreas temáticas contemplam as atividades de pesquisa, educação, informação e divulgação científica, e preservação do patrimônio cultural, todas relativas à história da saúde e às ciências da vida. Para saber sobre as bases de dados do Arquivo, as bibliotecas e visitas ao Museu da Vida conta com uma seção de atendimento ao público. E no Banco de Currículos, profissionais podem concorrer a futuras oportunidades.

A área de notícias, que atualiza diariamente seu conteúdo, tem hoje cerca de 200 artigos sobre as coberturas dos eventos e produções da COC, que também são postados no twitter e no facebook.

Construído por uma equipe de profissionais da ciência da informação, do design, da tecnologia da informação e da comunicação, o portal leva em conta normas de usabilidade e acessibilidade. A plataforma que integra bases de dados e funcionalidades diversas é acessível a pessoas com deficiências auditivas e visuais, e foi desenvolvido em software livre.

Com design inspirado no próprio campus de Manguinhos, sede da Fundação Oswaldo Cruz, o portal utiliza-se de imagens, cores e formas encontradas na rica arquitetura do Castelo da Fiocruz para compor todas as páginas.  

Na Intranet há um ambiente para compartilhamento de ideias entre seus usuários: o Banco de Ideias. Uma solução que visa a captura de iniciativas e ideias dos profissionais da COC para promover a colaboração na unidade, e utiliza-se de elementos da Web 2.0.

No Quem é Quem pode-se encontrar informações sobre todos os colaboradores da unidade, como lotação, telefone, e-mail, localização, entre outras. Além disso, sobre os pesquisadores, existem informações específicas, como currículo lattes, nome em publicações e área de pesquisa.

Está previsto que o Portal COC tenha diversos recursos interativos, como comunidades virtuais e blogs, no sentido de favorecer ainda mais a cultura da colaboração e o trabalho cooperativo em rede. Aguardem!

Compartilhe

Facebook Twitter Google Plus E-mail Imprimir

Compartilhe

Facebook Twitter Google Plus E-mail Imprimir