Ir para o conteúdo

Historiografia e Ensino da História na Universidade do Distrito Federal e na Faculdade Nacional de Filosofia da Universidade do Brasil nos anos de 1930 e 1940

01/04/2011

Convidada: Marieta Moraes Ferreira

 

A convidada do próximo Encontro às Quintas apresentará o estudo dos projetos de ensino de história, a trajetória dos professores e as disputas entre católicos e defensores dos princípios da Escola Nova pelo controle das universidades e departamentos, particularmente na Universidade do Distrito Federal e na Faculdade Nacional de Filosofia da Universidade do Brasil, tema do projeto de pesquisa por ela coordenado.

A instalação do curso de História no Rio de Janeiro ocorreu em 1935, quando o Estado era capital do país. O prefeito Pedro Ernesto, juntamente com Anísio Teixeira, secretário da educação, criaram a então chamada Universidade do Distrito Federal, que tinha características inovadoras, como implementação do ensino laico e formação de professores. Para isso, veio para o RJ uma missão francesa, composta por vários professores para o curso de História e para as outras áreas, que vão dar aulas e também orientar sobre a formatação do curso.

Com doutorado em História pela Universidade Federal Fluminense (1991) e pós-doutorado pela École des Hautes en Sciences Sociales, Marieta Ferreira foi diretora do CPDOC (1999-2005). Atualmente é coordenadora do programa de livros didáticos da Fundação Getúlio Vargas - RJ, e professora adjunta do departamento de História da UFRJ. Tem experiência na área de História, com ênfase em História do Brasil República, atuando principalmente nas seguintes áreas: historiografia, história oral, história política, história do Rio de Janeiro, ensino de História, entre outros.

Entre seus livros publicados estão Memória e Identidade Nacional (2010), 70 anos de História: Universidade do Brasil. Rio de Janeiro: UFRJ (2009), Rio de Janeiro: uma cidade na história (2000), Usos e abusos da História Oral (1996).

 

Coordenação do Encontro às Quintas: Marcos Chor Maio
Data: 07 de abril de 2011
Horário: 10 horas
Local: sala 407 do Prédio Expansão | Avenida Brasil, 4036 – Manguinhos, RJ
Mais informações: (21) 3882-9095 e historiasaude@coc.fiocruz.br


Compartilhe

Facebook Twitter Google Plus E-mail Imprimir

Compartilhe

Facebook Twitter Google Plus E-mail Imprimir