Ir para o conteúdo

Médica indiana fala sobre divulgação científica e questões éticas em aula inaugural no Museu da Vida

16/03/2011

Aspectos éticos, políticos e sociais da pesquisa em saúde e como comunicá-los ao grande público serão o foco da aula inaugural do Curso de Especialização em Divulgação da Ciência, da Tecnologia e da Saúde, do Museu da Vida, ministrada pela médica Hemalatha Somsekhar, da Fundação de Saúde Pública da Índia.

 

Somsekhar falará sobre sua experiência, usando filmes e peças de teatro para divulgar essas questões. O evento acontecerá no dia 28 de março, às 10 horas, na Tenda da Ciência, campus Manguinhos da Fiocruz.

A palestra "Divulgando ciência e questões éticas relacionadas à saúde e aos avanços biomédicos", além de trazer exemplos de ações de divulgação em saúde, apresentará um breve histórico da divulgação científica na Índia, trazendo algumas ideias inovadoras sobre como engajar o público na ciência.

 

Em sua trajetória, Somsekhar participou de diversos projetos que reúnem cientistas, especialistas em ética e profissionais de teatro para explorar e desenvolver novas maneiras de comunicar questões de saúde e encorajar o debate entre cientistas, profissionais de saúde e outros públicos.

O evento é gratuito e não é necessária inscrição prévia. Haverá tradução simultânea.

O Curso de Especialização em Divulgação da Ciência, da Tecnologia e da Saúde é resultado da colaboração entre Museu da Vida (COC/Fiocruz), Casa da Ciência (UFRJ), Fundação Cecierj e Mast, com apoio da Rede de Popularização da Ciência e da Tecnologia da América Latina e do Caribe (Red-Pop), da Associação Brasileira de Centros e Museus de Ciência e do Departamento de Popularização e Difusão da Ciência e Tecnologia (MCT).


Aula inaugural

"Communicating science and ethical issues in health care and biomedical advances"

Hemalatha Somsekhar (Fundação de Saúde Pública da Índia)

Segunda-feira, 28 de março, às 10h

Na Tenda da Ciência, no campus da Fiocruz

Avenida Brasil, 4.365, Manguinhos, Rio de Janeiro


Compartilhe

Facebook Twitter Google Plus E-mail Imprimir

Compartilhe

Facebook Twitter Google Plus E-mail Imprimir