Ir para o conteúdo

Mais de 100 anos depois, documentário refaz percurso de expedição científica ao São Francisco

10/12/2018

Os cientistas Adolpho Lutz e Astrogildo Machado, do então Instituto Oswaldo Cruz (IOC), visitaram o rio São Francisco, em 1912, para investigar as condições de saúde da população da região. Pouco mais de 100 anos depois, pesquisadores da Fiocruz refizeram a expedição usando como guia as fotografias produzidas pelos desbravadores do IOC. O resultado é o documentário Saúde! Velho Chico, dirigido por Stella Oswaldo Cruz Penido, da Casa de Oswaldo Cruz (COC/Fiocruz), e Eduardo Vilela Thielen, do Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict/Fiocruz).

Com 52 minutos de duração, o filme documenta as mudanças ambientais sofridas pelo rio desde o início do século 20 até os dias atuais. O lançamento será na próxima quinta-feira, dia 13, às 20h30, no cinema Knoplex São Luiz, no Largo do Machado.

O documentário sai pelo Selo Fiocruz Vídeo e conta com legendas em português, espanhol e inglês. A obra foi realizada com recursos captados pela Lei de Incentivo ao Audiovisual, por intermédio do Ministério da Cultura.

Saúde! Velho Chico é realizado pela COC/Fiocruz, Icict/Fiocruz e pelo Instituto René Rachou (Fiocruz Minas). Distribuída pela VideoSaúde, a produção tem patrocínio da Blanver e Copasa, e gestão dos recursos captados feita pela Sociedade de Promoção da Casa de Oswaldo Cruz (SPCOC).


Compartilhe

Facebook Twitter Google Plus E-mail Imprimir

Compartilhe

Facebook Twitter Google Plus E-mail Imprimir