Ir para o conteúdo

Museu Nacional é tema da abertura da 8ª Semana Fluminense do Patrimônio nesta terça (4/12)

29/11/2018

Atingido por um incêndio de grandes proporções em setembro, o Museu Nacional, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), será o tema do evento de abertura da 8ª Semana Fluminense do Patrimônio (SFP). Com a presença do diretor Alexander Kellner, da vice-diretora Cristiana Serejo e da coordenadora da Equipe de Resgate do Museu Nacional, Cláudia Carvalho, e mediação da pesquisadora e vice-diretora de Pesquisa e Educação da Casa de Oswaldo Cruz (COC/Fiocruz), Magali Romero Sá, o encontro será realizado na próxima terça-feira (4/12), entre 14h e 18h30, no Museu Histórico Nacional (RJ).

Além da mesa-redonda com representantes da instituição científica mais antiga do Brasil, a abertura da SFP 2018 também terá apresentações culturais, e o lançamento do selo comemorativo aos 200 anos do Museu Nacional e da chamada pública da Mostra de Fotografia, Poesia e Vídeo Olhares sobre o Patrimônio Fluminense. O evento de encerramento, - Museu Nacional Vive -, será realizado com atividades no próprio Museu Nacional, no domingo (9/12), a partir das 10h. (Confira abaixo mais detalhes da programação).

Com os objetivos de valorizar o patrimônio material e imaterial fluminense e ampliar o conhecimento da população sobre seu patrimônio em suas mais diversas expressões, a Semana Fluminense do Patrimônio deste ano terá o tema Memória, cultura e sociedade. A meta é estimular uma reflexão sobre as relações entre preservação e difusão da memória do patrimônio cultural e científico fluminense e o respeito à diversidade cultural, tendo como foco o Museu Nacional.

Organizada pela Casa de Oswaldo Cruz, Arquivo Público do Estado do Rio de Janeiro, Fundação Casa de Rui Barbosa, Jardim Botânico do Rio de Janeiro, Museu de Astronomia, Museu Histórico Nacional, Museu Nacional e Instituto Brasileiro de Museus, a SFP deste ano foi adiada de novembro para dezembro, em função da tragédia ocorrida no antigo Palácio Imperial de São Cristóvão, na Quinta da Boa Vista. A Comissão de Organização da SFP decidiu rever a programação do evento para debater o impacto e as perspectivas do Museu Nacional após o incêndio que consumiu grande parte de seu acervo.

Em razão das mudanças, o 8º Encontro do Patrimônio Fluminense (EPF), principal fórum de reflexão e discussão pública da Semana, que acontece de maneira itinerante no território fluminense, foi cancelado. A mostra de filmes Memória em Movimento e a chamada pública que contemplava apresentações culturais representativas do patrimônio imaterial fluminense também foram suspensos.

Outra alteração importante aconteceu na mostra Olhares sobre o Patrimônio Fluminense. Além das tradicionais categorias de poesia e fotografia, a mostra passará a incluir uma categoria de poesia falada e uma voltada para inscrição de vídeos. Mais informações sobre o evento podem ser encontradas na fanpage da Semana Fluminense do Patrimônio no Facebook e no Instagram.

Confira abaixo a programação da 8ª SFP:

Evento de Abertura

Data: 4/12 (terça-feira)
Local: Museu Histórico Nacional (Praça Marechal Âncora s/n°. Centro - Rio de Janeiro)
Horário: 14h às 18h30

Programação:

14h: Abertura

14h45: Lançamento do selo comemorativo aos 200 anos do Museu Nacional

15h:Lançamento da 8ª Semana Fluminense do Patrimônio, com apresentação cultural, apresentação de vídeo sobre a SFP, e lançamento da chamada pública da mostra de Olhares sobre o Patrimônio Fluminense

15h30: Mesa-redonda Museu Nacional: situação atual e perspectivas

Alexander Kellner (Diretor do Museu Nacional)
Cristiana Serejo (Vice-diretora do Museu Nacional)
Claudia Carvalho (Coordenadora da Equipe de Resgate do Museu Nacional).

Mediação: Magali Romero Sá (Vice-diretora de Pesquisa e Educação da Casa de Oswaldo Cruz/Fiocruz)

16h30:  Apresentação cultural e encerramento

Eventos por adesão

Inscritos por meio do site da SFP, que tenham como foco a difusão cultural e a valorização da memória e do patrimônio cultural fluminense. Os eventos devem acontecer integral ou parcialmente no período de 22/11 a 16/12.

Mostra cultural Olhares sobre o Patrimônio Fluminense

A chamada pública para a Mostra será lançada no evento de abertura

Evento de encerramento Museu Nacional Vive

Data: 09/12 (domingo)
Local: Museu Nacional (Alameda das Sapucaias, Quinta da Boa Vista, São Cristóvão - Rio de Janeiro)
Horário: 10h

Equipes de Assistência ao Ensino (SAE) e Museologia (SEMU) do Museu Nacional apresentarão o material didático do Museu Nacional (entomologia, ictiologia, geologia, entre outros), além de reconstituições dos objetos mais conhecidos do Museu, realizados por alunos das escolas públicas, entre outras atividades.


Compartilhe

Facebook Twitter Google Plus E-mail Imprimir

Compartilhe

Facebook Twitter Google Plus E-mail Imprimir