Ir para o conteúdo

‘Memória institucional, política e futuro’ é o tema do encontro

09/11/2018

O 1º Fórum Fiocruz de Memória, promovido pela Casa de Oswaldo Cruz (COC/Fiocruz) em parceria com a Presidência da Fundação Oswaldo Cruz, já tem novas datas: 06 e 07 de dezembro. Com o tema ‘Memória institucional, política e futuro’, o objetivo é promover a integração, o diálogo e o compartilhamento de experiências que permitam o aprimoramento de ações articuladas relacionadas à memória da Fiocruz. Os interessados podem se inscrever no local do Fórum. Nesta sexta-feira (0712), o Fórum debate os temas: ‘Um centro de memória da Fiocruz e da Saúde Pública’, por Paulo Gadelha e Arlindo Fábio Gómez de Souza; ‘Proposta de Política de Memória para a Fiocruz’, por José do Nascimento Jr; e ‘Iniciativas de memória em curso na Fiocruz’, com profissionais da Fiocruz que apresentarão projetos de suas respectivas unidades. O evento gratuito acontece na Tenda da Ciência, no campus da Fiocruz em Manguinhos, no Rio de Janeiro (Av. Brasil, 4365).

O evento reúne, além de profissionais da Fiocruz, especialistas de instituições públicas e privadas, como a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e Votorantim, para o intercâmbio de conhecimento sobre a temática. Entre os destaques da programação estão as conferências “Política, Memória e Poder”, que será ministrada por Dulce Pandolfi, do Instituto Brasileiro de Análises Sociais e Econômicas (Ibase), e “Os desafios da memória em instituições”, proferida por Icléia Thiesen, da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UniRio). Clique aqui e confira a programação.  

“Durante dois dias, este Fórum será um espaço aberto, inclusivo, de apresentação de ações e projetos, direcionados a mobilizar a Fiocruz para as diferentes dimensões que envolvem a memória da instituição. Teremos também um momento especial de homenagem póstuma ao pesquisador Luis Fernando Ferreira e a outras personalidades importantes que atuaram na criação da Casa de Oswaldo Cruz, unidade técnico-científica dedicada à história, preservação e à memória da Fiocruz e da saúde”, adiantou Paulo Elian, diretor da COC, lembrando que o Fórum, que seria realizado no mês de outubro, foi adiado em virtude do falecimento de Luiz Fernando, ex-presidente e pesquisador emérito da Fundação.  

Para José do Nascimento Júnior, assessor para assuntos de Memória e Patrimônio Museológico da COC e um dos organizadores do Fórum, o encontro vai permitir uma discussão conceitual, a partir de referências internas e externas, a fim de favorecer os suportes, lugares e personagens que compõem a memória da instituição. “Com o fórum, vamos estimular estas discussões, integrando e fortalecendo todas as unidades da Fundação, construindo vínculos comuns e contribuindo para a valorização deste conjunto”, destacou Nascimento. “A expectativa é que este evento contribua para a reflexão, a partir de uma agenda formulada pelos diferentes atores, para o estabelecimento de uma rede de parceiros que atuem no desenvolvimento de iniciativas de memória no âmbito da Fundação”, completou Elian. 

Nesta primeira edição, segundo Paulo Elian, o Fórum vai apresentar a diversidade de ideias que nortearam a criação do documento de referência ‘Contribuição a uma Política de Memória Institucional da Fiocruz’, elaborado pela COC. “Nesta perspectiva, a Fiocruz tem promovido um debate interno sobre a Política de Memória Institucional, que deve refletir e incorporar as diferentes visões e aspectos da Fundação, respeitando a diversidade e a complexidade da Fiocruz do século 21, dialogando também com os desafios do futuro”, ressaltou Paulo Elian.  

::Confira a programação

06 de dezembro | quinta-feira

Lugares de Memória, Lugares de poder

9h | 11h – Abertura, lançamento do Prêmio Fiocruz de Memória e homenagens

Nísia Trindade, Presidente da Fiocruz 

Manoel Barral, Vice-presidente de Educação, Informação e Comunicação

 Paulo Elian, Diretor da Casa de Oswaldo Cruz

11h | 11h45 - Conferência: Política, Memória e Poder

Palestrante: Dulce Pandolfi, IBASE

 11h45 | 12h - Reflexões sobre o tema

Simone Kropf, COC/Fiocruz

 12h | 12h30 - Debate     

12h30 | 14h - Intervalo para Almoço

Políticas de Memória - Experiências em ação

 14h | 14h40 - Conferência: Os desafios da memória em instituições

Palestrante: Icléia Thiesen, UniRio

 14h40 | 15h - Reflexões sobre o tema

Márcia Pazin, Unesp

15h | 15h20 - Debate

15h20 | 16h20 - Iniciativas de Memória Institucional

Palestrantes:

Andrea Queiroz, Divisão de Memória UFRJ

André Luiz Paulilo, C. Memória da Unicamp

Tânia Lima, Memória Votorantim

Coordenadora: Denise Studart, COC/Fiocruz

16h20 | 16h40 - Debate

16h40 | Encerramento

07 de dezembro | Sexta-feira

Fiocruz - Memórias e trajetórias 

 9:30h | 11h40 - Um centro de memória da Fiocruz e da Saúde Pública

Palestrantes:

Paulo Gadelha, Agenda 2030/Fiocruz 

Arlindo Fábio Gómez de Souza, Canal Saúde/Fiocruz 

Coordenador: Ana Luce Girão, COC/Fiocruz

11h40 | 12h - Reflexões sobre o tema

Luciana Heymann, COC/Fiocruz

 12h | 12h30 - Debate

12h30 | 14h - Intervalo para Almoço

Desafios da memória em instituíções e experiencias na Fiocruz 

 14h | 14h20 - Proposta de Política de Memória para a Fiocruz

Palestrante: José do Nascimento Jr, COC/Fiocruz

 14h20 | 16h - Iniciativas de memória em curso na Fiocruz 

Silvia Santos, IAM / Fiocruz Pernambuco

Raquel Aguiar, IOC/Fiocruz

Sergio Góes, ENSP/Fiocruz

Lucina Matos, Cogepe/Fiocruz 

Viviane Santos, ICICT/Fiocruz

 Coordenadora: Érica Loureiro, COC/Fiocruz

 16h | 16h20 - Reflexões sobre o tema

Aline Lopes Lacerda, COC/Fiocruz

 16h20 | 16h40 - Debate

16h40 | Encerramento


Compartilhe

Facebook Twitter Google Plus E-mail Imprimir

Compartilhe

Facebook Twitter Google Plus E-mail Imprimir