Ir para o conteúdo

Minicurso ‘O Despertar das Doenças Crônicas’: inscrições abertas

01/10/2018

Consideradas um problema de saúde global, as doenças crônicas, como o câncer, a diabetes, as doenças cardiovasculares, são responsáveis pela morte de 41 milhões de pessoas por ano — o equivalente a 71% de todas as mortes no mundo, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS). Com o objetivo de promover uma reflexão sobre o tema, a fim de ampliar a compreensão sobre as formas com que as ciências atuam para aumentar o conhecimento e a maneiras de contê-las, a Casa de Oswaldo Cruz (COC/Fiocruz) abordará o tema ‘O Despertar das Doenças Crônicas’ na quarta edição do minicurso ‘As bases das ciências biomédicas’. A capacitação é voltada para alunos de graduação e de pós-graduação e profissionais de saúde e as inscrições podem ser realizadas até o dia 26 de outubro no Campus Virtual da Fiocruz [Clique aqui].

Promovido pelo Programa de Pós-Graduação em História das Ciências e da Saúde da COC, as aulas acontecerão sempre as segundas-feiras, 05 de novembro a 03 de dezembro, de 13h30 as 16h30, no Centro de Documentação e História da Saúde/CDHS (Av. Brasil, 4036 – Manguinhos, Rio de Janeiro), e serão ministradas pelos pesquisadores da COC Luiz Teixeira e Simone Petraglia Kropf, e por Ilana Lowy, do Instituto Nacional de Pesquisa Médica, do Inserm da França.

O programa do curso visa possibilitar uma reflexão sobre o controle das doenças crônicas sob a perspectiva dos estudos sociais das ciências, a partir de uma visão crítica sobre o passado e o presente de nossa sociedade. O minicurso busca ainda resgatar as ações que diferentes grupos de profissionais do campo médico e da gestão de políticas desenvolveram contra essas doenças, além de examinar como os novos conhecimentos e práticas a elas relacionados vem originando diferentes dilemas e controvérsias.


Compartilhe

Facebook Twitter Google Plus E-mail Imprimir

Compartilhe

Facebook Twitter Google Plus E-mail Imprimir