Ir para o conteúdo

Experiência em preservação patrimonial da COC é levada à Conferência na Guatemala

28/09/2018

 

Com o tema “Gestão de emergências no patrimônio cultural: compartilhando experiências e fortalecendo redes de comunicação nas Américas”, será promovida a 2ª Conferência Regional sobre Preservação Patrimonial e Workshops, em Antígua, na Guatemala. O evento é organizado pela APOYOnline, a Associação para Preservação do Patrimônio das Américas. O principal objetivo da entidade é fortalecer o conhecimento e a habilidade dos profissionais que estão encarregados das coleções patrimoniais (museus, arquivos, bibliotecas e outras instituições), enfatizando a importância da gestão de riscos, o planejamento, a resposta e a recuperação de patrimônio cultural no contexto das emergências causadas por fenômenos naturais. Unidade técnico-científica da Fiocruz, a Casa de Oswaldo Cruz (COC) terá três participantes na Conferência: os arquitetos Carla Coelho e Bruno Teixeira de Sá, do Departamento de Patrimônio Histórico da COC, e a chefe da Biblioteca de História das Ciências e da Saúde, Eliane Dias. A iniciativa faz parte de acordo firmado entre a Fiocruz e a APOYOnline, no ano passado.

Carla representará a Fiocruz na reunião da rede Apoyonline, apresentando as diversas iniciativas institucionais na preservação de seus acervos, e dando prosseguimento à organização da próxima conferência em 2019, no Rio de Janeiro. Eliane vai apresentar o pôster “Planejamento da transferência dos acervos do Arquivo e da Biblioteca da Casa de Oswaldo Cruz/Fiocruz: o método de Gestão de Risco”.  Em sua apresentação, Bruno abordará o tema “Gestão de riscos para o patrimônio cultural da Fundação Oswaldo Cruz - Brasil: desafios da preservação integrada de edifícios históricos e acervos móveis”, resultado das atividades desenvolvidas pelo Grupo de Trabalho de gestão de riscos e conservação preventiva da COC.

De acordo com a APOYOnline, os desastres naturais ocorridos recentemente em vários países do Caribe, da América Central e do Norte são exemplos das ameaças que estes eventos representam para a conservação do patrimônio cultural em regiões vulneráveis. “Além disso, se destaca, também, a importância das redes de comunicação entre os profissionais de preservação que trabalham para mitigar os danos ao patrimônio cultural”, acrescenta a entidade. No evento, haverá workshops sobre gerenciamento de risco e preparo de emergências ministrados por especialistas da Colômbia, Guatemala e dos Estados Unidos.

A 1ª Conferência organizada pela APOYOnline reuniu mais de 70 profissionais de 15 países em Medellín, na Colômbia, em 2016. Durante o evento, os participantes puderam partilhar e divulgar suas experiências na prática de conservação, educação e gestão patrimonial. Segundo os organizadores, também provou ser uma contribuição para a construção e o fortalecimento de redes no campo do patrimônio nos países de língua espanhola e portuguesa das Américas.

Preservação de acervos na Fiocruz

A Fiocruz tem produzido trabalhos relevantes na preservação de seus acervos científicos e culturais, com reconhecimento nacional e internacional. Essas iniciativas envolvem pesquisa, educação e ações de gestão, conservação e restauração; atividades de diferentes gerações que agregam diversos institutos da Fundação.

 Nos últimos dez anos, a Fiocruz conseguiu promover uma intensa colaboração e sinergia entre os diferentes agentes institucionais que atuam na guarda desses acervos. “Isso propiciou iniciativas como o Preservo [projeto Preservo: Complexo de Acervos da Fiocruz, destinado à preservação, organização e modernização de parte do extenso patrimônio científico e cultural da Fundação, com financiamento do BNDES] e a política institucional de preservação, além do desenvolvimento de diversas ações e estudos sobre a conservação preventiva e a gestão de riscos para o patrimônio cultural”, afirmou o vice-diretor de Informação e Divulgação Científica da Casa de Oswaldo Cruz, Marcos José de Araújo Pinheiro.

Segundo ele, um dos resultados desse trabalho é a ampliação das relações com instituições de referência no âmbito internacional, como a cooperação firmada com a APOYOnline. A rede de cooperação em conservação preventiva e de gestão de riscos e desastres de bens culturais, com sede nos Estados Unidos, possui articulação com a Library of Congress e com o American Institute of Conservation – AIC. “No Brasil, somos, até o momento, a primeira e única instituição a participar dessa rede”, destacou.

A conferência que ocorrerá na Guatemala contará com a participação de profissionais de dezenove países, envolvendo as Américas, Portugal e Espanha. Em 2019, comemora-se o aniversário de 30 anos da APOYOnline, que vai organizar conjuntamente com a Casa de Oswaldo Cruz e a Casa de Rui Barbosa - e participação da Delaware University -, a Conferência, que ocorrerá pela primeira vez no Brasil.


Compartilhe

Facebook Twitter Google Plus E-mail Imprimir

Compartilhe

Facebook Twitter Google Plus E-mail Imprimir