Ir para o conteúdo

Museu de ciência itinerante visita Santos Dumont, em Minas

25/06/2018

Com atividades interativas e gratuitas, o museu itinerante da Fiocruz agita a população do município de Santos Dumont, em Minas Gerais. Há diversas atividades para o público, no planetário digital (módulo viagens cósmicas), na bancada de microscopia (módulo água é vida), incluindo lupa de mesa e aparelho de TV para observação de microrganismos, larvas e insetos aquáticos em uma gota d’água. Além disso, o visitante confere as brincadeiras no girotec, no sistema de roldanas e na pilha humana, bem como no módulo a onda da transformação. As atrações do Ciência Móvel – Arte e Ciência sobre Rodas estarão montadas no 4º Esquadrão de Cavalaria Mecanizada no município mineiro.

O espetáculo “O rapaz da rabeca e a moça Rebeca” apresenta ao público aspectos relacionados à saúde sexual, abordando a prevenção contra doenças sexualmente transmissíveis (DSTs), os preconceitos e as concepções errôneas sobre Aids. A peça, que é voltada para os jovens ao final do Ensino Fundamental e Médio, promove um debate ao fim da apresentação.

Já as sessões do planetário digital inflável do Museu da Vida têm duração de 30 minutos. Nesse período, é possível conhecer constelações e estações do ano, entre outros temas sobre o universo.

Dentre os módulos mais procurados, está o girotec. Trata-se de um equipamento que funciona como um “pião” interativo, capaz de girar em todas as direções; uma ótima experiência para brincar com o equilíbrio do corpo humano. No módulo por dentro de nós, há atividades com os modelos anatômicos (torso feminino e pélvis masculina e feminina), ilusões de óptica (o incrível mundo da percepção visual), câmeras escuras e com os modelos do olho humano.

Em 2018, o museu itinerante da Fiocruz completa 12 anos. Com as atividades, o Museu da Vida, que coordena a iniciativa, quer levar ciência, conhecimento e cultura às localidades sem museus ou centros de ciência. Nesse período, já percorreu quase 76 mil quilômetros, recebeu a visita de mais de 708 mil pessoas, de 102 municípios e fez um total de 168 viagens a cidades da Região Sudeste do País.

O Ciência Móvel - Arte e Ciência sobre Rodas tem patrocínio da Sanofi, EDF Usina Termelétrica Norte Fluminense, Dow Agrosciences Industrial Ltda e Halliburton Produtos Ltda, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura. Conta ainda com apoio do CNPq / Ministério da Ciência e Tecnologia, Inovação e Comunicações (MCTIC).

 

Sobre Santos Dumont

O município fica a 4 horas de Belo Horizonte, ou 227,5 km de distância até Belo Horizonte. De acordo com o IBGE, a população é estimada em pouco mais de 47,5 mil pessoas. O instituto informa ainda que a taxa de escolarização ultrapassa os 96 por cento, entre os moradores com idade entre 6 a 14 anos. Segundo o Instituto, o PIB per capita é de quase 18 mil reais, em Santos Dumont.

Serviço

Ciência Móvel – Arte e Ciência sobre Rodas

Data: 20 a 22 de junho de 2018.

Local: 4º Esquadrão de Cavalaria Mecanizada.

Endereço: Rua Quinze de fevereiro, 1338, Santos Dumont.

Atendimento ao público – data e hora

Dias 20, 21 e 22 de junho: das 9h às 12h; e 13h30 às 16h30.

Dia: 23 de junho: das 9h às 12h

Entrada: grátis

 


Compartilhe

Facebook Twitter Google Plus E-mail Imprimir

Compartilhe

Facebook Twitter Google Plus E-mail Imprimir