Ir para o conteúdo

Caminhão da ciência vai à Serra do Salitre, em Minas

29/05/2018

Caminhão da ciência recebe crianças para sessões de vídeo
Ciência Móvel exibe vídeos e promove palestras. Foto: Museu da Vida

Com Planetário Digital, girotec, modelos anatômicos e as exposições Energia e mini Darwin, entre outras atrações, o museu itinerante da Fiocruz chega a Minas Gerais no início de junho. As atividades interativas e divertidas do Ciência Móvel – Arte e Ciência sobre Rodas estarão no município de Serra do Salitre. A iniciativa coordenada pelo Museu da Vida está completando 12 anos de estrada, tendo atendido mais de 704 mil visitantes nesse período, em 167 viagens pela Região Sudeste do País, percorrendo quase 74 mil quilômetros. O objetivo é levar ciência, conhecimento e cultura às localidades sem equipamentos como museus ou centros de ciência.

O Ciência Móvel da Fiocruz tem patrocínio da Sanofi, EDF Usina Termelétrica Norte Fluminense, Dow Agrosciences Industrial Ltda e Halliburton Produtos Ltda. Conta ainda com apoio do CNPq / Ministério da Ciência e Tecnologia, Inovação e Comunicações (MCTIC).

Na cidade mineira, o público confere diversos módulos temáticos: Sala de Vídeo-Ciência (curtas das séries “Ciência em Gotas”, “Um Cientista, Uma História” e “Profissão Cientista”) e bate-papo científico; Viagens Cósmicas, com sessões no Planetário Digital; Água é Vida; Por Dentro de Nós e na Onda da Transformação (energia).

O girotec é diversão garantida! O equipamento funciona como um grande “pião” interativo capaz de girar em todas as direções e que serve ainda para exercitar o equilíbrio do corpo humano.

Sobre o município da Serra do Salitre

De acordo com o IBGE, a localidade possui pouco mais de 11.490 habitantes. O município está a 368 quilômetros da capital mineira, Belo Horizonte. A cidade foi criada em dezembro de 1953, com a Lei nº 1039. A sede do município está a 1220 m acima do nível do mar. A taxa de escolarização da população entre 6 e 14 anos chega a 97 por cento, segundo o IBGE.

Serviço

Ciência Móvel – Arte e Ciência sobre Rodas

Local: Poliesportivo Honorato Ferreira Silva

Endereço: Rua Tulipa, 1235 - Bairro Flores

Atendimento ao público

Dias: 6, 7 e 8 de junho – das 9h às 12h; das 13h30 às 16h30n

Dia: 9 de junho – das 9h às 12h

Entrada: grátis


Compartilhe

Facebook Twitter Google Plus E-mail Imprimir

Compartilhe

Facebook Twitter Google Plus E-mail Imprimir