Ir para o conteúdo

COC, TV Brasil e ICMBio lançam série de documentários

17/05/2018

Para conferir a transmissão ao vivo, clique aqui. 

No dia 6 de Junho, no Auditório do Museu da Vida, às 14h, haverá o lançamento da série Parques do Brasil, com apresentação do primeiro episódio que irá ao ar na TV Brasil, no Dia Mundial do Meio Ambiente (5 de junho). Em seguida, será promovido um bate-papo com os realizadores da série. O projeto é fruto da parceria entre a Casa de Oswaldo Cruz/Fiocruz, a TV Brasil/EBC e o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio). Veja o teaser do documentário Parques do Brasil.

Parques do Brasil é uma série de TV e Web, a qual visa promover a popularização do conhecimento científico sobre a biodiversidade dos parques nacionais e outras unidades de conservação brasileiras. A produção enfatiza a relação entre o meio ambiente, a saúde e a qualidade de vida das pessoas.
Com belas imagens em alta definição, cada documentário é narrado como um diário de expedição. A série conta ainda com trilha sonora original e inédita, além de desenhos e mapas. O primeiro episódio - sobre o Parque Nacional das Emas - será apresentado na íntegra no evento. Fala sobre a diversidade de espécies, como o veado-campeiro, a anta, o galito, a sucuri-verde, o queixada, a ema, a coruja-buraqueira e várias outras. O programa apresenta a diversidade de ambientes do cerrado, um bioma ainda pouco conhecido, e as ameaças geradas pelo boom do agronegócio.

Nos primeiros episódios da série, o público conhecerá também os Parques Nacionais da Serra da Canastra, da Serra da Bodoquena, das Sempre Vivas, do Descobrimento, do Pau Brasil, da Serra das Lontras, da Chapada Diamantina, do Pantanal Matogrossense, da Serra dos Órgãos,  de Itatiaia, da Chapada dos Guimarães e de Boa Nova; as Reservas Biológicas de Sooretama e de Una, e as Estações Ecológicas de Taiamã e da Serra das Araras. 

Programação do evento (06 de junho) - Auditório do Museu da Vida (Fiocruz) - Campus de Manguinhos

14h:  apresentação de teaser da série

14h10 – 14h30:  mesa de abertura

Diretor da Casa de Oswaldo Cruz - Paulo Elian

Representante da EBC - Cida Fontes

Representante do ICMBio - Wajdi Mishmish (chefe de Gabinete da Presidência do ICMBio)

14h30 – 15h: apresentação do primeiro episódio da série Parques do Brasil (Parque Nacional das Emas)

15h – 15h40: bate-papo com os realizadores e debate

Pesquisadora e coordenadora do projeto pela COC/FIOCRUZ - Luciana Alvarenga

Diretor, roteirista e coordenador do projeto pela EBC - Carlos Sanches

Coordenadora do projeto pelo ICMBio - Marcia Muchagata

Arte - Paula Izzo

Trilha sonora - Flavia Tygel

Edição - Carol Rodrigues

15h40 – 16h: debate e perguntas do público

Mediadora: Denise Studart

16h – 17h: coquetel


Compartilhe

Facebook Twitter Google Plus E-mail Imprimir

Compartilhe

Facebook Twitter Google Plus E-mail Imprimir