Ir para o conteúdo

Nilópolis recebe exposição “A Mulher e o Câncer de Mama no Brasil”

08/03/2018

Cartaz mostra equipamento para mamografia
Cartaz da exposição A Mulher e o Câncer de Mama no Brasil. Foto: Divulgação

Os seios femininos são fonte de variadas simbologias nas diferentes culturas, mais do que qualquer outra parte do corpo humano. Com 21 painéis, a exposição “A Mulher e o Câncer de Mama no Brasil” aborda aspectos históricos, médicos e culturais das mamas, com foco especial no câncer e nas ações para o seu controle no País. Com o estigma de doença mutiladora, hoje o câncer de mama pode ser diagnosticado precocemente e dispõe de alternativas de tratamento e de cura.

Fruto do projeto “História do Câncer - atores, cenários e políticas públicas”, parceria entre o Inca e a Casa Oswaldo Cruz (COC)/Fiocruz, a exposição pode ser vista no Prédio da Prefeitura de Nilópolis, onde cumpre temporada a partir desta quinta-feira, 8 de março, Dia Internacional da Mulher, até 2 de maio. Para saber mais sobre esta e outras exposições itinerantes da Fiocruz, visite o site do Museu da Vida: www.museudavida.fiocruz.br

Partindo da estrutura anatômica da mama, o público confere diversos módulos temáticos, entre os quais: “Os seios na arte; Os seios como fonte de vida; Lendas, mitos e religiosidade; Os seios e a emancipação feminina; O câncer de mama na Antiguidade; Cirurgia moderna; Dos raios X à mamografia; Outros meios diagnósticos; Tratamento; Promovendo a autoestima; Fatores de risco e de proteção; Ações nacionais de controle do câncer de mama; Outubro Rosa; Rastreamento mamográfico em debate; Para controlar o câncer de mama no Brasil.

O câncer de mama resulta do crescimento desordenado de células com potencial invasivo, que se dá a partir de alterações genéticas (hereditárias ou adquiridas). Existem vários tipos de câncer de mama. Alguns evoluem de forma rápida, outros, não. A maioria dos casos tem bom prognóstico. Por isso, a importância da prevenção e do diagnóstico precoce da doença.

Serviço

Exposição: “A Mulher e o Câncer de Mama no Brasil”.

Local: Galeria de Arte Willy Voigot - Prefeitura de Nilópolis.

Visitação: 08 de março a 02 de maio de 2018. Grátis.

Horário: segunda a sexta-feira, das 9 às 17h.

Endereço: rua Pedro Álvares Cabral, 305, Centro.

Atendimento à imprensa

Casa de Oswaldo Cruz (COC)

Haendel Gomes (e-mail: haendel.gomes@fiocruz.br | telefone: (21) 3865-2121)


Compartilhe

Facebook Twitter Google Plus E-mail Imprimir

Compartilhe

Facebook Twitter Google Plus E-mail Imprimir