Ir para o conteúdo

Arquiteta faz palestra “Manguinhos submerso – operação urbana" na OEM

01/03/2018

A Casa de Oswaldo Cruz recebe a arquiteta e urbanista Adara Nataly, que fará a palestra “Manguinhos submerso - operação urbana”, na Oficina-Escola de Manguinhos, na próxima terça-feira, 06/03, a partir das 14h. Vencedora do I Prêmio Grandjean de Montigny, promovido pelo Conselho de Arquitetura do Rio de Janeiro (CAU-RJ), em 2016, Adara explica que a ideia do projeto saiu de sua vontade de trabalhar usando como tema as áreas alagadas e carentes, próximas à Baía de Guanabara. 

Com o projeto, a arquiteta, que se formou na PUC-Rio, propõe reverter o impacto negativo da refinaria de Manguinhos, implantada naquela área, a fim de dar mais qualidade de vida aos moradores da região. O objetivo é promover melhorias socioeconômicas e culturais por meio de um conjunto de ações sustentáveis, como recuperação das áreas de mangue, tratamento e reaproveitamento da água, implantação de moradias e criação de parques ecológicos, apropriando-se das estruturas e instalações industriais. O trabalho acadêmico teve como fonte estudos desenvolvidos pela Fiocruz (Ensp) em torno da área da refinaria de Manguinhos.

O concurso Grandjean de Montigny leva o nome do fundador da primeira escola de Arquitetura brasileira. Foi criado para estimular a produção de projetos de conclusão de curso de Arquitetura e Urbanismo.

Serviço

Palestra "Manguinhos submerso - operação urbana"

Data: 6 de março

Horário: 14h

Local: Oficina-Escola de Manguinhos 

Endereço: Avenida Brasil, 4365 - Campus da Fiocruz, em Manguinhos 


Compartilhe

Facebook Twitter Google Plus E-mail Imprimir

Compartilhe

Facebook Twitter Google Plus E-mail Imprimir