Ir para o conteúdo

Oficina-Escola de Manguinhos recebe palestrantes

28/02/2018

Mariana Wertheimer e Tarcísio F. Saramella são os convidados da Casa de Oswaldo Cruz, na série de palestras do curso Qualificação em Ofícios da Conservação e Restauração de Madeiras e Vitrais. A dupla falará na próxima sexta-feira (02/03), das 9 às 12h, na Oficina-Escola de Manguinhos. A iniciativa faz parte do Projeto Mestres e Ofícios, cuja finalidade é difundir o trabalho de artífices que contribuíram para a produção e a conservação da arquitetura tradicional e a arte a ela integrada, assim como a técnica desenvolvida por esses profissionais.

Com o título “Reflexões sobre intervenções de conservação e restauro em vitrais”, a primeira palestra será ministrada por Mariana Wertheimer. Presidente da Associação de Conservadores Restauradores do Rio Grande do Sul (ACOR- R), ela tem especialização em restauração de vitrais pelo Instituto Português do Património Arquitectônico e Arquelógico (IPPAR -1998). Wertheimer possui graduação em artes visuais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e, também, em arquitetura e urbanismo pela Faculdades Integradas do Instituto Ritter dos Reis (UNIRITER). Foi professora substituta do curso de conservação e restauração de bens culturais móveis na Universidade Federal de Pelotas, onde concluiu o mestrado em Memória Social e Patrimônio Cultural.

Tarcísio Saramella fará a segunda palestra, cujo título é “Conservação de madeiras em acervos históricos”. Ele é conservador restaurador do Museu Nacional (UFRJ), no Rio de Janeiro. Nos últimos 10 anos, atuou na área de conservação preventiva, fazendo trabalhos de recuperação de acervos mobiliários históricos em diversas instituições, com destaque para o Palácio Apostólico do Sumaré, Museu da República e o Museu de Astronomia (Mast), capital fluminense. Saramella possui graduação em restauração de bens culturais pela Universidade Estácio de Sá.

Sobre o curso da COC

Com carga horária de 248 horas, o curso “Qualificação em Ofícios da Conservação e Restauração de Madeiras e Vitrais” tem como finalidade disseminar conhecimentos, desenvolver habilidades e qualificar pessoas para a prática da conservação e da restauração de bens culturais imóveis. A realização do projeto conta com gestão cultural da Sociedade de Promoção da Casa de Oswaldo Cruz (SPCOC) e patrocínio da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro/Secretaria Municipal de Cultura; e do Grupo Libra, por meio do Programa de Fomento à Cultura Carioca.


Compartilhe

Facebook Twitter Google Plus E-mail Imprimir

Compartilhe

Facebook Twitter Google Plus E-mail Imprimir