Ir para o conteúdo

Núcleo Arquitetônico Histórico de Manguinhos é tema de aula inaugural em 9/1

03/01/2018

O Núcleo Arquitetônico Histórico de Manguinhos será tema da aula inaugural da segunda edição do curso de qualificação em Conservação e Restauração de Madeiras e Vitrais, promovido pela Casa de Oswaldo Cruz (COC/Fiocruz). Ministrada pelo arquiteto e urbanista Renato Gama-Rosa, pesquisador da COC, a aula será realizada no dia 9 de janeiro, às 14h, na sala de vídeo do centro de recepção do Museu da Vida, no campus da Fiocruz em Manguinhos, no Rio de Janeiro. Edificado no início do século 20, na Zona Norte do Rio de Janeiro, o Núcleo Arquitetônico Histórico de Manguinhos integra as instalações da instituição que deu origem à Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).

Uma das atividades do projeto Mestres e Ofícios, idealizado pela COC, a capacitação tem como objetivo difundir o trabalho de artífices que tiveram importante contribuição para a produção e a conservação da arquitetura tradicional brasileira e da arte a ela integrada, bem como do ofício desenvolvido por esses mestres. Com aulas práticas e teóricas, o curso é estruturado em três módulos, que compreendem palestras no campus de Manguinhos, além de visitas técnicas e práticas em edifícios da Região Metropolitana do Rio de Janeiro.

Durante a aula inaugural, será exibido o filme Mestre Adorcino e o estuque ornamental, primeira produção audiovisual do projeto Mestres e Ofícios. A partir do registro audiovisual das atividades desta edição do curso, também serão produzidos filmes dedicadas a seus professores titulares, o marceneiro e restaurador de madeiras Ailson Gonçalves e o vitralista e restaurador de vitrais George Sliachticas, e seus ofícios.

A realização desta edição do projeto conta com patrocínio do Grupo Libra e da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e do Programa de Fomento à Cultura Carioca.


Compartilhe

Facebook Twitter Google Plus E-mail Imprimir

Compartilhe

Facebook Twitter Google Plus E-mail Imprimir