Ir para o conteúdo

Arquiteto e urbanista da COC é eleito Coordenador do Docomomo Brasil

30/11/2017

Arquiteto Renato Gama-Rosa
Novo coordenador do Docomomo Brasil já definiu parte da equipe

O arquiteto e urbanista Renato Gama-Rosa, pesquisador da Casa de Oswaldo Cruz (COC/Fiocruz), é o novo coordenador do Docomomo Brasil. A eleição foi durante a Assembleia Geral e Ordinária promovida pelo 12º encontro da entidade, realizada no dia 24 de novembro, na cidade de Uberlândia, em Minas Gerais. No período para o qual foi eleito (2018-2019), a sede do Docomomo Brasil ficará no Mestrado Profissional em Preservação e Gestão do Patrimônio Cultural das Ciências e da Saúde da Casa, que é coordenado por Renato Gama-Rosa.

“Essa eleição também é uma forma de reconhecer as ações que a COC tem feito na preservação da arquitetura moderna desde os anos 2000, com o tombamento dos edifícios do Pavilhão de Cursos [Pavilhão Arthur Neiva] e do Refeitório Central”, disse Renato.

O pesquisador já escolheu parte de sua equipe. Será composta pela professora Andrea Pessoa de Lacerda Borde, do Programa de Pós Graduação em Urbanismo da UFRJ, na Secretaria Executiva; e a arquiteta Maria Helena Rohe Salomon, da Prefeitura do Rio, na Tesouraria da entidade. Renato é doutor em Urbanismo pela UFRJ, fez doutorado sanduíche no Institut dUrbanisme de Paris (2004) e pós-doutorado no Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra. Ingressou na Fiocruz há 30 anos.

Sobre o Docomomo Brasil

Seguindo a missão do Docomomo Internacional, a entidade foi criada em 1992, no Mestrado em Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal da Bahia - UFBA (atual PPGAU/UFBA). A iniciativa tem como objetivo a construção de uma organização nacional flexível para incluir não apenas pesquisadores, mas também profissionais de órgãos de preservação, de escritórios de arquitetura, jornalistas e outros.

O Docomomo Brasil tem como principais ações a produção de inventários, campanhas de preservação e divulgação de obras de arquitetura, urbanismo, paisagismo, engenharia e artes em geral do Movimento Moderno no Brasil, bem como pedidos de tombamento. Luta contra a descaracterização e a destruição de obras representativas do Movimento Moderno no Brasil e apoia ações semelhantes em outras partes do mundo.


Compartilhe

Facebook Twitter Google Plus E-mail Imprimir

Compartilhe

Facebook Twitter Google Plus E-mail Imprimir