Ir para o conteúdo

Cabo Frio recebe museu itinerante da COC na Semana Fluminense do Patrimônio

08/11/2017

 

Uma exposição interativa e divertida da Fiocruz é a atração em Cabo Frio, na Região dos Lagos, nos próximos dias 9, 10 e 11 de novembro, quando o caminhão da ciência coordenado pelo Museu da Vida estaciona na Escola Municipal Robinson Carvalho de Azevedo. No local, o “Ciência Móvel - Arte e Ciência sobre Rodas” apresenta módulos com diversos temas científicos para estimular e instigar o público. Quem for conferir, poderá participar de atividades no Girotec, no Planetário Digital e na Bancada de Microscopia, além de interagir também com os Modelos Anatômicos, a Cadeira Giratória e a Pilha Humana.

O museu itinerante tem patrocínio da Sanofi e copatrocínio da Droga Raia, Fábrica Carioca de Catalisadores (FCC) e EDF Norte Fluminense, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura. Conta ainda com apoio do CNPq / Ministério da Ciência e Tecnologia, Inovação e Comunicações (MCTIC). Desde o seu lançamento há 11 anos, foram beneficiadas com as atividades do Ciência Móvel mais de 650 mil pessoas.

Com viagens pela Região Sudeste do país, a unidade móvel se propõe a visitar cidades carentes em museus ou equipamentos de divulgação científica. As informações para o agendamento de visitas estão neste endereço: http://www.museudavida.fiocruz.br/index.php/ciencia-movel

Em Cabo Frio, município a 155 quilômetros da capital fluminense com população de 216 mil habitantes (dados do IBGE), serão apresentadas atrações como o Girotec, uma espécie de ‘pião’ que gira em diversas direções provocando a sensação de falta de referência da força da gravidade. Mas, não é só isso. Já imaginou fazer uma viagem espacial sem sair da Terra? O Planetário Digital do Ciência Móvel brinca com essa ideia ao mostrar importantes fenômenos astronômicos, usando tecnologia de última geração. Imperdível!

Sobre a Semana Fluminense do Patrimônio

Em sua sétima edição, a Semana Fluminense do Patrimônio (SPF) será realizada entre os dias 7 e 19 de novembro. Conta com várias instituições científicas e culturais do Estado do Rio de Janeiro. O objetivo da Semana é promover e valorizar o patrimônio material e imaterial fluminense e ampliar o conhecimento da população em torno dessa iniciativa anual em suas mais diversas expressões. Com o tema deste ano “Arte, Cidade e Patrimônio”, os organizadores querem estimular a reflexão em torno do espaço urbano como experiência estética e identitária e as implicações dessa experiência sobre a memória e o patrimônio. Saiba mais no site da VII Semana Fluminense do Patrimônio: http://www.patrimoniofluminense.rj.gov.br/

Serviço

Ciência Móvel - Arte e Ciência sobre Rodas.

Local: Escola Municipal Robinson Carvalho de Azevedo

Endereço: Avenida Vítor Rocha, 998 - Parque Burle

Cabo Frio - RJ

Atendimento ao público      

Dias 9 e 10 de novembro: das 8h30 às 12h, e das 13h30 às 17h.

Dia 11 de novembro: das 8h30 às 12h.


Compartilhe

Facebook Twitter Google Plus E-mail Imprimir

Compartilhe

Facebook Twitter Google Plus E-mail Imprimir