Ir para o conteúdo

Barra Mansa recebe atrações do Ciência Móvel

19/10/2017

Caminhão do Ciência Móvel em frente ao Castelo da FiocruzCom módulos interativos como o Planetário Digital, o Girotec e o Jogo das Vacinas, a unidade móvel coordenada pelo Museu da Vida estaciona em Barra Mansa para apresentar suas atividades, que estimulam e instigam o público de todas as idades. Nessa viagem, as atrações exploram estes temas: "Por dentro de nós", "Na onda da transformação" e “Viagens Cósmicas”.

O “Ciência Móvel - Arte e Ciência sobre Rodas” tem patrocínio da Sanofi e copatrocínio da Droga Raia, Fábrica Carioca de Catalisadores (FCC) e EDF Norte Fluminense, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura. A unidade móvel também conta com apoio do CNPq / Ministério da Ciência e Tecnologia, Inovação e Comunicações (MCTIC). Lançado há 11 anos, até hoje mais de 650 mil pessoas participaram de suas atividades em viagens por cidades da Região Sudeste do país.

Unindo diversão e conhecimento, o caminhão da ciência promete animar crianças, jovens e idosos com seus módulos interativos. Percorrendo o tema “Viagens cósmicas”, promove uma verdadeira viagem com o Planetário Digital, um equipamento de última geração usado para mostrar importantes fenômenos astronômicos.
A partir do tema “Por dentro de nós", o público faz um mergulho no corpo humano e na saúde: O mundo micro (microscopia e entomologia), o mundo macro (modelos anatômicos, sistemas vitais), percepção (percepção visual com as Câmaras Escuras e os Modelos de Olho, Anamorfose e Ilusão de óptica), percepção auditiva (Espelhos sonoros, Modelo de orelha e Diapasão). “Na onda da transformação”, a temática fica em torno de energia e do movimento: Energia elétrica (Pilha humana, Casa maquete, Mini usina hidrelétrica) e energia mecânica (Cadeira giratória, Alavanca, Roldanas, Girotec). No Girotec, o participante brinca com a sensação de falta de referência da força da gravidade em um dos módulos mais divertidos da exposição.

De acordo com o IBGE, o município de Barra Mansa tem pouco mais de 179 mil habitantes. Localizado a 127 quilômetros da cidade do Rio de Janeiro, fica no Sul Fluminense, na região do Vale do Paraíba. Para saber mais sobre o Ciência Móvel, visite o site do Museu da Vida: http://museudavida.fiocruz.br/index.php/ciencia-movel

Serviço

Evento: “Ciência Móvel - Arte e Ciência sobre Rodas”

Local: Parque da Cidade

Endereço: avenida Prefeito João Chiesse Filho, 312 – Barra Mansa

Atendimento ao público

Dias 25, 26 e 27/10: das 9h às 12h30; das 14h às 17h.

Dia: 28/10: das 9h às 12h. Grátis.

 


Compartilhe

Facebook Twitter Google Plus E-mail Imprimir

Compartilhe

Facebook Twitter Google Plus E-mail Imprimir