Ir para o conteúdo

Fiocruz leva exposição “Pesos e medidas: vale quanto pesa?” a Paraty

18/10/2017

Baú apresenta balança e outros objetos
Balança é tema da exposição. Foto: Museu da Vida

Exposição "Pesos e medidas: vale quanto pesa?" é oportunidade para o público fazer um passeio pela história das medidas. Ela começa na antiguidade e chega aos dias atuais. Os aparatos expostos fazem parte do acervo museológico da Fiocruz sob a guarda do Museu da Vida. Os itens, em sua maior parte, eram utilizados pelos laboratórios e departamentos da instituição. A mostra fica aberta a partir das 10 horas, na próxima sexta-feira, dia 20 de outubro. Poderá ser vista até 20 de março de 2018, com entrada grátis.

Além de fazer uma viagem pela ciência, história, saúde e a tecnologia, quem visitar a exposição conhecerá as balanças utilizadas desde a primeira década do século 20 até períodos mais recentes, com suas diversas finalidades. Os instrumentos mais precisos, utilizados para medir princípios ativos durante a produção de remédios, e outros mais rudimentares, usados para calcular a quantidade de ração para animais também estarão expostos.

Segundo Paulo Henrique Colonese, físico do Museu da Vida e um dos curadores da mostra, ao ter contato com os objetos, os visitantes levantarão muitas dúvidas em torno do assunto. “As pessoas não costumam se perguntar como surgiram as medidas e instrumentos utilizados para calcular preços, pesos e distâncias, por exemplo. Nosso objetivo é justamente despertar curiosidades como ‘quando foi introduzido o sistema métrico-decimal no Brasil?’ e ‘como os instrumentos de medição se adaptaram ao longo do tempo?’, disse.

Com população estimada em pouco mais de 41 mil habitantes, Paraty é um município localizado no litoral Sul Fluminense e fica a 258 quilômetros da capital do Estado do Rio de Janeiro.

Com objetivo de aproximar a Ciência e Tecnologia da população, promovendo eventos que congregam centenas de instituições a fim de realizarem atividades de divulgação científica em todo o País, a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) de 2017 será promovida de 23 a 29 de outubro. O tema desta edição é “A Matemática está em tudo”. A SNCT é uma iniciativa do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) por meio da Coordenação-Geral de Popularização e Divulgação da Ciência (CGPC/SEPED), com realização sempre em outubro desde 2004.

Serviço

Exposição "Pesos e medidas: vale quanto pesa?"

Organização: Museu da Vida (www.museudavida.fiocruz.br)

Abertura: 20 de outubro.

Horário: 10 horas.

Local: Museu Forte Defensor Perpétuo

Endereço: Morro da Vila Velha, s/nº, Pontal – Paraty

Rio de Janeiro –RJ

Visitação: 20 de outubro de 2017 a 18 de março de 2018.

Atendimento: terça a domingo, das 9 às 12h, e das 13h às 17h.

Assessoria de Imprensa

Museu da Vida – Casa de Oswaldo Cruz (COC) / Fiocruz

 


Compartilhe

Facebook Twitter Google Plus E-mail Imprimir

Compartilhe

Facebook Twitter Google Plus E-mail Imprimir