Ir para o conteúdo

Atividades do Ciência Móvel chegam a Santa Cruz

16/10/2017

Equipamento serve como pião em atividade do Museu da Vida
Girotec é atração do Museu da Vida em Santa Cruz. Foto: Peter Ilicciev.

O museu itinerante da Fiocruz cheio de atividades interativas, com diversos temas científicos, visita o bairro de Santa Cruz, na Zona Oeste do Rio de Janeiro. Nessa viagem, a equipe coordenada pelo Museu da Vida apresenta os módulos Girotec, Bancada de Microscopia, Modelos Anatômicos, Olho Humano, Alavanca, Cadeira Giratória, Sistema de Roldanas, Pilha Humana, Parabólicas, Jogo das Vacinas, Ilusão e Sopro que aprisiona. De acordo com o IBGE, o bairro possui pouco mais de 66 mil domicílios.

O caminhão da ciência tem patrocínio da Sanofi e copatrocínio da Droga Raia, Fábrica Carioca de Catalisadores (FCC) e EDF Norte Fluminense, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura. Conta ainda com apoio do CNPq / Ministério da Ciência e Tecnologia, Inovação e Comunicações (MCTIC). Com 11 anos de estrada, o Ciência Móvel atendeu a mais de 650 mil pessoas em cidades da Região Sudeste do país.

Entre os temas do Ciência Móvel - Arte e Ciência sobre Rodas”, está “Por dentro de nós", no qual o público se informa sobre o corpo humano e a saúde: O mundo micro (microscopia e entomologia), o mundo macro (modelos anatômicos, sistemas vitais), percepção (percepção visual com as Câmaras escuras e os Modelos de olho, Anamorfose e Ilusão de óptica), percepção auditiva (Espelhos sonoros, Modelo de orelha e Diapasão).

“Na onda da transformação”, apresenta a temática sobre energia e movimento: Energia elétrica (Pilha humana, Casa maquete, Mini usina hidrelétrica) e energia mecânica (Cadeira giratória, Alavanca, Roldanas, Girotec). Quer saber mais sobre o Ciência Móvel? Visite o site http://museudavida.fiocruz.br/index.php/ciencia-movel

Serviço

“Ciência Móvel - Arte e Ciência sobre Rodas”

Local: Complexo Escolar Nova Sepetiba (caminhão estará em frente à Escola Municipal Primário Paralimpíadas Rio 2016).

Endereço: Estrada de Sepetiba, s/nº - Santa Cruz.

Atendimento ao público

Dias 17, 18 e 19 de outubro: das 9h às 12h; das 13h às 14h30

 

Entrada: grátis


Compartilhe

Facebook Twitter Google Plus E-mail Imprimir

Compartilhe

Facebook Twitter Google Plus E-mail Imprimir