Ir para o conteúdo

Abertas as inscrições para o IV Seminário Docomomo Rio

11/10/2017

Estão abertas até 30 de outubro as inscrições para o IV Seminário Docomomo Rio Moderno no Rio: do Risco ao Risco. Por meio de palestras, comunicações orais e painéis, o evento vai discutir os riscos a que está submetido o patrimônio moderno no Rio de Janeiro, por conta de eventos recentes, como o incêndio ocorrido no prédio da Reitoria da Universidade Federal do Rio de Janeiro, e com ameaças constantes de demolição de exemplares da saúde, como, por exemplo, o antigo sanatório de Curicica e o Instituto de Puericultura e Pediatria Martagão Gesteira, da UFRJ.

Além do seminário nos dias 31/10 e 01/11, está prevista a realização de um workshop para alunos de graduação e pós-graduação, entre os dias 24 e 27/10, que tem a proposta de discutir e lançar diretrizes para a conservação e intervenção de dois edifícios localizados na Cidade Universitária da UFRJ: o Instituto de Pediatria e Puericultura Martagão Gesteira (IPPMG) e o prédio Jorge Moreira, mais conhecido como prédio da Reitoria. A atividade será orientada por especialistas da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU/UFRJ) e do Programa de Pós-graduação em Preservação e Gestão do Patrimônio Cultural das Ciências e da Saúde (PPGPAT) da Casa de Oswaldo Cruz/Fiocruz. O resultado da atividade será divulgado durante a programação do seminário.

Renato Gama-Rosa, coordenador do PPGPAT, acredita que o evento poderá contribuir para o ensino e pesquisa de arquitetura moderna, em especial para as instituições fluminenses. “É uma oportunidade para divulgar e difundir os trabalhos dos estudantes dos cursos de mestrado (acadêmicos e profissionais) e doutorado, as pesquisas técnicas e acadêmicas desenvolvidas nos programas de pós-graduação por professores, pesquisadores e técnicos, e abrir um espaço de crítica da arquitetura e da arte, compartilhando experiências e debatendo novos caminhos para a preservação dos monumentos e para a historiografia da arquitetura moderna e de seus reflexos para a produção arquitetônica contemporânea”.

A gestão de risco em edificações históricas é um dos temas mais destacado da linha de pesquisa Patrimônio Cultural: preservação e gestão do Mestrado Profissional (PPGPAT). A linha tem como um de seus objetivos, tratar das questões relacionadas ao planejamento e à gestão de ações com o sentido de mitigar os processos de deterioração do patrimônio material, tais como a conservação preventiva e de riscos, reduzindo a necessidade de intervenções de restauro de bens culturais.

Programação
Em destaque, haverá a participação de Hugo Segawa, arquiteto da Universidade de São Paulo que falará sobre as cidades universitárias patrimônio da Humanidade: Universidad Central de Venezuela (UCV) e Universidad Nacional Autónoma de México (UNAM). Na conferência de abertura haverá a palestra de Carlos Eduardo Comas (UFRGS), ex-presidente nacional do Docomomo Brasil. O evento contará, ainda, com a participação da Professora Margareth da Silva Pereira, da FAU/UFRJ, com o tema da Impermanência do patrimônio moderno. A palestra de encerramento será ministrada por Carlos Fernando Andrade sobre o Parque Guinle.

Veja a programação completa

Docomomo
O Docomomo (International Working Party for Documentation and Conservation of Buildings, Sites and Neighbourhoods of the Modern Movement) é reconhecido como uma das mais importantes organizações mundiais ligadas às causas preservacionistas do movimento moderno. É uma organização não-governamental, com representação em mais de quarenta países. Foi fundada em 1988, na cidade de Eindhoven na Holanda. É uma instituição sem fins lucrativos e está sediada desde 2010 no Instituto Superior Técnico de Lisboa, sendo um organismo assessor do World Heritage Center da UNESCO.

Os objetivos do Docomomo são a documentação e a preservação das criações do Movimento Moderno na arquitetura, urbanismo e manifestações afins. Essa entidade estimula, por meio de suas representações locais, a realização de encontros acadêmicos regulares em que se possibilite a troca de conhecimentos acerca da divulgação, valorização e salvaguarda das construções modernas. O Docomomo Brasil está sediado na Universidade Federal de Pernambuco e, desde 2016, o Docomomo-Rio está sediado no Mestrado Profissional em Preservação e Gestão do Patrimônio das Ciências e da Saúde (PPGPAT/ COC/FIOCRUZ).

O Docomomo-BRASIL, fundado em 1992 e composto por 8 núcleos regionais, já realizou 11 eventos científicos de cunho nacional, com frequência bianual, e diversos de alcance regional. O Docomomo Rio foi criado em 2006, com o objetivo de participar na defesa do patrimônio arquitetônico e urbanístico carioca, procurando contribuir para as iniciativas para sua valorização e proteção nas esferas municipal, estadual e nacional.

IV Seminário Docomomo Rio – Moderno no Rio: do Risco ao Risco
Data: 31/10 a 01/11
Local: Centro Carioca de Design, Praça Tiradentes 41, Centro – Rio de Janeiro
Inscrição: http://docomomorj2017.webempreendimentos.com/
Informações: docomomo.rio.br@gmail.com ; ppgpatrimonio@fiocruz.br

 


Compartilhe

Facebook Twitter Google Plus E-mail Imprimir

Compartilhe

Facebook Twitter Google Plus E-mail Imprimir