Ir para o conteúdo

COC promove Oficina de Obras Raras “Discutindo a Preservação das Coleções Especiais”

06/09/2017

Com 50 vagas oferecidas, a “Oficina de Obras Raras: Discutindo a Preservação das Coleções Especiais” terá inscrições abertas entre os dias 11 e 22 de setembro. A iniciativa é uma parceria da Casa de Oswaldo Cruz (COC) com o Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde da Fundação (Icict), unidades da Fiocruz, e apoio da Associação dos Profissionais de Informação e Documentação em Ciências da Saúde do Estado do Rio de Janeiro (APCIS-RJ). A oficina é direcionada a bibliotecários, arquivistas, historiadores, estudantes de graduação e pós-graduação, além de profissionais com interesse em entender, identificar e tratar o livro raro. As aulas serão ministradas no dia 28 de setembro, das 9 às 16h30. As inscrições devem ser feitas exclusivamente pelo e-mail: obrarara@fiocruz.br

As aulas serão ministradas em um único dia por profissionais da Fundação e convidados de outras instituições. Doutora em Informação e Comunicação em Saúde pelo Icict, Jeorgina Gentil Rodrigues falará sobre “Coleções especiais:  um olhar sobre a preservação e conservação”. Formada em biblioteconomia, Jeorgina também é presidente da APCIS/RJ.

Eliane Dias abordará o tema “O planejamento de uma mudança de acervo bibliográfico da Biblioteca de História da Ciências e da Saúde da COC/Fiocruz” em sua palestra. Graduada em biblioteconomia e especialista em preservação e gestão do patrimônio cultural das ciências e da saúde pela COC, ela chefia a biblioteca de História da Ciências e da Saúde da COC.

Formada em pintura pela Escola de Belas Artes da UFRJ e especialista em preservação de acervos de ciência e tecnologia pelo Museu de Astronomia e Ciências Afins (Mast), Ana Roberta Tartaglia fará a palestra “Materialidade percebida: as encadernações da Coleção rara e especial da Biblioteca de História das Ciências e da Saúde”.

Outra especialista convidada a participar é Nathalia Vieira Serrano, que abordará o tema “Gestão de riscos aplicada à mudança de acervos”. Formada em conservação e restauração e belas artes pela Escola de Belas Artes da UFMG e especialista em Preservação e gestão do patrimônio cultural das ciências e da saúde pela COC, ela trabalhou em projetos de restauração. Destacam-se, a Documentação Científica por Imagens do restauro dos Painéis Guerra e Paz de Portinari e a restauração de periódicos no Projeto Memória do Pão de Santo Antônio.

A oficina terá ainda a participação de Marcelo Lima, que falará sobre “Considerações sobre a Preservação de Obras Raras e Especiais”. Graduado em biblioteconomia e documentação pela UFF, é especialista em preservação e gestão do patrimônio cultural das ciências e da saúde pela COC, e mestre em bens culturais e projetos sociais pela Fundação Getúlio Vargas.

Serviço

Título: “Oficina de Obras Raras: Discutindo a Preservação das Coleções Especiais”

Local: Prédio da Expansão da Fiocruz - sala 402

Endereço: avenida Brasil, 4036 - Manguinhos

Aulas da oficina: 28 de setembro, das 9h às 16h30.

Inscrições: obrarara@fiocruz.br

 


Compartilhe

Facebook Twitter Google Plus E-mail Imprimir

Compartilhe

Facebook Twitter Google Plus E-mail Imprimir