Ir para o conteúdo

Ciência Móvel leva atrações à 69ª Reunião Anual da SBPC

18/07/2017

As atividades lúdicas e interativas do Ciência Móvel – Arte e Ciência sobre Rodas são apresentadas na 69ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), no campus Pampulha da UFMG, em Belo Horizonte. Organizadas na Tenda Jovem – em uma área de 2.000m² -, as atrações são parte do espaço destinado à Fiocruz, que inclui a participação da Casa de Oswaldo Cruz (Museu da Vida), do Instituto Oswaldo Cruz (IOC), Instituto René Rachou (Fiocruz Minas) e da Olimpíada Brasileira de Meio Ambiente e Saúde, vinculada à vice-presidência de Educação, Informação e Comunicação da Fundação. O visitante também vai conferir as atividades do Museu – e dos Jovens Embaixadores - no World Biotech Tour 2017 (WBT), desenvolvidas no Circo da Ciência, área da Associação Brasileira de Centro e Museus de Ciência (ABCMC) no evento. O WBT pretende aumentar a visibilidade e debater temas relacionados à biotecnologia na sociedade. As atrações da SBPC Jovem serão promovidas gratuitamente entre os dias 17 e 22 de julho, a partir das 8 da manhã.

O Ciência Móvel é uma iniciativa com patrocínio da Sanofi e copatrocínio da Droga Raia, Fábrica Carioca de Catalisadores (FCC) e EDF Norte Fluminense, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura. O caminhão da ciência também conta com apoio do CNPq / Ministério da Ciência e Tecnologia, Inovação e Comunicações (MCTIC). Nessa viagem, a unidade móvel aborda diversos temas em módulos interativos. Em Vida, o visitante conta com a Bancada de Insetos (espécimes variados, incluindo da Amazônia); Microscopia (com observação do Aedes, bem como a atividade A Vida em uma Gota d’Água; os Modelos Anatômicos (abordam assuntos como a pélvis masculina e feminina e o dorso do corpo humano). Uma réplica da tartaruga gigante de Darwin [Charles], cientista britânico e um dos formuladores da Teoria da Evolução das Espécies também fará parte das atrações. O tema Percepção Humana contará com os módulos Ilusões e Anamorfoses, bem como o Modelo de Neurônio, a Câmera Escura e Olho Humano, além da atividade Por dentro da Orelha.

Já Energia apresentará os módulos Sistema de Roldanas, Alavanca, Pilha Humana e a Casa Maquete. Isso não é tudo! Haverá exibição de filmes: a série produzida pela Casa de Oswaldo Cruz (COC) Ciência em Gotas, o vídeo Profissão Cientista e Um cientista, uma História. A série da COC, em forma de animação, narra a trajetória de quatro cientistas: os médicos Carlos Chagas, Maurício Rocha e Silva, o farmacologista Sérgio Henrique Ferreira, a bióloga Bertha Lutz e a agrônoma Johanna Dobereiner. As viagens do caminhão da ciência da Fiocruz são feitas há quase 11 anos. Nesse período, pelo menos 640 mil pessoas se divertiram com atividades relacionadas à ciência, desenvolvidas em mais de 150 viagens a cidades da Região Sudeste do país. Até hoje foram percorridos cerca de 70 mil quilômetros de estradas alcançando uma população sem acesso a museus ou centros de ciência e tecnologia.

Ações do Museu da Vida na iniciativa World Biotech Tour - WBT

A biotecnologia fará parte da programação do Circo da Ciência na Reunião Anual da SBPC. As ações instigantes darão ao visitante a oportunidade de neutralizar um vírus em um divertido jogo interativo. Mas não é só isso que os jovens estudantes escolhidos como embaixadores do WBT farão no estande do Museu da Vida! Poderá também usar suas habilidades de pipetagem (atividade feita com instrumentos específicos para medição e transferência de líquidos) para produzir uma obra de arte e discutir a biotecnologia em um animado jogo de cartas. De carona com o Ciência Móvel – Arte e Ciência sobre Rodas, jovens estudantes farão as atividades no estande do Museu da Vida. As ações e os estudantes fazem parte do projeto internacional World Biotech Tour (WBT), realizado no Brasil pelo Museu da vida sob a coordenação da Associação de Centros de Ciência e Tecnologia dos Estados Unidos (ASTC, na sigla em inglês), com o apoio da Biogen Foundation. Saiba mais sobre o WBT no site www.museudavida.fiocruz.br

Outras atividades da Fiocruz na SBPC

A Fundação também terá atividades da Olimpíada Brasileira de Saúde e Meio Ambiente – Objetivos do Desenvolvimento Sustentável durante a 69ª Reunião da SBPC. Essa iniciativa está em sua 9ª edição, e seus organizadores pretendem divulgar os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas, que compõe a agenda mundial 2030. Durante o evento, o cidadão poderá contribuir para a efetivação dos objetivos e metas que buscam garantir um futuro mais igualitário, solidário e sustentável para a vida no planeta. A Fiocruz Minas apresentará coleções biológicas (entomológicas), amostras de helmintos e representação em biscuit, sistema automático para identificação de triatomíneos (Triatokey) e o projeto Wolbachia para controle de vetores de dengue, zika e chikungunya. Já o Instituto Oswaldo Cruz (IOC), com acervo doado à COC pelo neto do cientista, o médico Eduardo Oswaldo Cruz, presta homenagem ao patrono da instituição.

Para marcar o centenário de morte do sanitarista, o IOC organizou a exposição “ Oswaldo Inspira: 100 anos sem Oswaldo Cruz (1872-1917) ”. Apresenta painéis informativos, que conduzem o visitante a uma viagem no tempo passando pelas muitas realizações do cientista. Há detalhes e curiosidades sobre aspectos da vida e personalidade de Oswaldo Cruz e de personalidades importantes da ciência, que comentam o trabalho que ele desenvolveu. O gosto do cientista pela fotografia é lembrado, com imagens inéditas mostrando a convivência familiar na época. O público confere imagens da esposa Emília da Fonseca – a Miloca - e dos filhos Elisa e Bento em Paris, na França, e registros produzidos no Brasil, incluindo uma viagem de barco e cenas das origens do instituto de Manguinhos. A residência da família na rua Voluntários da Pátria, em Botafogo (Zona Sul do Rio de Janeiro), também fazem parte dessa exposição.

Serviço

SBPC Jovem (69ª Reunião Anual da SBPC)

Ciência Móvel – Arte e Ciência sobre Rodas

Visitação: das 8 às 18h, entre 17 e 21 de julho, e de 9h às 17h no sábado, dia 22.

Entrada: grátis - sem necessidade de inscrição.

Local: Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) – Campus Pampulha

Av. Antônio Carlos, 6.627 - Belo Horizonte – MG


Compartilhe

Facebook Twitter Google Plus E-mail Imprimir

Compartilhe

Facebook Twitter Google Plus E-mail Imprimir