Ir para o conteúdo

Workshop 'Mundos da natureza e da medicina: novas perspectivas históricas' tem inscrições abertas

07/07/2017

Estão abertas até 31 de julho as inscrições para o workshop Mundos da natureza e da medicina: novas perspectivas históricas, que acontece nos dias 2 e 3 de agosto na Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), no Rio de Janeiro. Os interessados em assistir às palestras, que serão ministradas em português e inglês, com tradução simultânea para ambos os idiomas, devem enviar um e-mail com nome e instituição de origem para o endereço inscricaoworkshoplaglobal@gmail.com. As vagas são limitadas, e as inscrições, gratuitas.

O evento, promovido pela rede LAGLOBAL, reunirá historiadores de diferentes partes do mundo no auditório do Museu da Vida da Fiocruz (Av. Brasil, 4365) para apresentar novas pesquisas sobre a emergência e o desenvolvimento de ideias e práticas relacionadas à história natural e a questões médicas no Novo Mundo, do século 16 ao 20. O foco das apresentações são as conexões entre processos globais e locais em ciência e medicina.

O workshop discute a importância do conhecimento advindo do continente americano, especialmente o da América ibérica, na construção da natureza e da medicina desde o século 16. Essa longa história de conhecimento, no entanto, não é totalmente reconhecida nas narrativas canônicas da história da ciência e da medicina, que ainda enfatizam unilateralmente as "descobertas" europeias e norte-americanas e prestam pouca atenção à circulação transnacional de conhecimento e pessoas.

No primeiro dia do evento, a programação inclui duas sessões com trabalhos centrados na temática Rede, circulação e comércio, seguidas da conferência Holding the World Together: The Role of Go-Betweens in the Global Construction of Knowledge (Mantendo o mundo unido: o papel dos go-betweens na construção global do conhecimento, em tradução livre), que será proferida pelo historiador Kapil Raj, da Escola de Estudos Avançados em Ciências Sociais (EHESS, na sigla em francês), de Paris. As apresentações das três mesas previstas para o segundo dia do workshop giram em torno do tema Corpos, espaços e modos de conhecimento.

A rede LAGLOBAL é coordenada pelo Institute of Latin American Studies da School of Advanced Study da Universidade de Londres, e é apoiada pelo Leverhulme Trust. É composta por sete instituições de diferentes países, incluindo o Programa de Pós-Graduação em História das Ciências e da Saúde da COC/Fiocruz. Mais informações sobre o evento estão disponíveis em inglês no site da rede LAGLOBAL.

PROGRAMAÇÃO:

Quarta-feira , 2 de Agosto

9:00 Abertura
Paulo Roberto Elian dos Santos (COC/Fiocruz) e Mark Thurner (University of London)

Part 1: Redes, Circulação e Comércio

10:00 Sessão 1A
The Global History of the Great Beast and the Commerce of Animal-based Remedies. Irina Podgorny (Universidade Nacional de La Plata)
Missionários do corpo e da alma:  Circulação de produtos, saberes e práticas de cura nas Boticas da Companhia de Jesus. Lais Viena de Souza (IFBA Salvador).

11:00 Intervalo

A Specific Conquest: European Naturalists and the Search for Specific Remedies in the Americas. Samir Boumediene (CNRS Lyon)
Conocimiento situado y redes de expertos: el caso del Cundurango. Elisa Sevilla and Ana Sevilla (FLACSO Ecuador)
Coordenação: Neil Safier (Biblioteca John Carter Brown)

12:15 Almoço

13:30 Sessão 1B
Apothecaries and native materia medica in early colonial Lima, Peru. Linda Newson (University of London)
From Bombay to Rio de Janeiro: Another Transnational History of the Instituto Soroterápico Federal Matheus Alves Duarte da Silva (EHESS Paris)
Cooperação e rivalidade: Evandro Chagas e Fred Soper no combate ao Anopheles gambiae no Brasil. Gabriel Lopes Anaya (COC/Fiocruz)
Coordenação: Marcos Cueto (COC/Fiocruz)

15:30 Conferência
Holding the World Together:  The Role of Go-Betweens in the Global Construction of Knowledge. Kapil Raj (EHESS Paris)

Quinta-feira, 3 de agosto

Parte 2. Corpos, Espaços e Modos de conhecimento

9:00 Sessão 2A
Multitudinous Natures: Materiality, Ontologies and Historicism in the Early Modern Black Atlantic. Pablo Gomez (Universidade de Wisconsin)
Trying Madness: Patients, Inquisitors, and Medical Experts in Late Colonial Mexico. Christina Ramos (Universidade Washington)
Amerindian Naturalists? Iris Montero Sobrevilla (Universidade Brown)
Coordenaçaõ: Mark Thurner (Universidade de Londres)

10:30 Intervalo

11:00 Session 2B
Comets over the New World: Observation Reports and Interpretations published in the Americas, 1652-1690. Thomás A. S. Haddad (EACH-USP)
Vicuña, Silk of the Andes: Domestication, Acclimatisation and Conservation. Helen Cowie (Universidade York)
Auguste de Saint-Hilaire: Writing for Brazilian Readers. Lorelai Kury (COC/Fiocruz)
Coordenação: Linda Newson (Universidade de Londres)

13:00 Almoço 

14:00 Sessão 2C
Politics, Possession, and Natural History on a Luso-Hispanic Amazonian Frontier. Neil Safier (Biblioteca John Carter Brown)
Missionary Hydrography and the Invention of Early Modern Amazonia. Roberto Chauca (Universidade da Florida)
Edens and Arks: On the Loci of Natural Historical Knowledge. Mark Thurner (Universidade de Londres)
Coordenação: Marcos Cueto (COC/Fiocruz)


Compartilhe

Facebook Twitter Google Plus E-mail Imprimir

Compartilhe

Facebook Twitter Google Plus E-mail Imprimir