Ir para o conteúdo

Fiocruz ganhará painel artístico inédito

24/03/2017

A Casa de Oswaldo Cruz (COC/Fiocruz) terá um painel de pintura artística inédito no edifício do Centro de Documentação em História da Saúde (CDHS), cuja construção está em fase de conclusão. Para integrar o hall de entrada do edifício, a Sociedade de Promoção da Casa de Oswaldo Cruz (SPCOC) selecionará o projeto artístico que melhor atender os requisitos exigidos. Os interessados poderão se inscrever até o dia oito de maio. No dia seis de junho, a Comissão Julgadora divulgará o resultado do projeto vencedor, que será objeto de contrato e deverá ser executado em 120 dias. O valor da execução pode chegar a 100 mil reais. O painel artístico ocupará área de quase 12m² (4,90m x 2,40m).

Com projetos artísticos inéditos, inspirados na história, na memória e no patrimônio das Ciências e da Saúde no Brasil, poderão participar artistas ou coletivos de artistas brasileiros ou estrangeiros, maiores de 18 anos, residentes no Brasil. 

O painel artístico deve estabelecer o diálogo com os acervos que dão suporte à memória institucional, das ciências e da saúde pública no Brasil. Com a iniciativa, a COC quer promover a integração entre arte, cultura, ciência e tecnologia, além de contribuir para o fomento à produção artística nacional e o fortalecimento da memória institucional, das ciências e da saúde pública no Brasil.

A Casa de Oswaldo Cruz - unidade da Fiocruz - guarda o mais expressivo acervo sobre os processos políticos, sociais e culturais da saúde. São fotografias, filmes, documentos, peças museológicas e depoimentos orais desde o final do século 19. O extenso material inclui os arquivos pessoais de Oswaldo Cruz e Carlos Chagas, reconhecidos pelo Programa Memória do Mundo da Unesco como de relevância para a história da humanidade, em 2007 e 2008, respectivamente.

Além do acervo documental, a COC oferece à consulta cerca de 34 mil itens e desenvolve atividades de tratamento e recuperação de seu acervo, que está disponível na Biblioteca de História das Ciências e da Saúde, especializada em história da medicina, história da saúde pública, sociologia e filosofia da ciência.  

Serviço
Inscrições: 24 de março a oito de maio de 2017
Prazo para execução do painel: 120 dias
Divulgação dos resultados: 6 de junho

Documentação

Chamada pública (alterada)

Anexo 1 - Ficha de Inscrição
Anexo 2 - Formulário da Proposta (alterado)
Anexo 3 - Declaração de Representação
Anexo 4 - Minuta do Contrato
Anexo 5 - Apresentação do CDHS
Anexo 6 - Corte | Planta do Hall | Planta do Primeiro Pavimento


Compartilhe

Facebook Twitter Google Plus E-mail Imprimir

Compartilhe

Facebook Twitter Google Plus E-mail Imprimir