Ir para o conteúdo

'Mundos da natureza e da medicina: novas perspectivas históricas' serão tema de workshop na COC

20/02/2017

A Casa de Oswaldo Cruz (COC/Fiocruz) recebe nos dias 2 e 3 de agosto o workshop Mundos da natureza e da medicina: novas perspectivas históricas. No evento, promovido pela rede LABLOGAL, reconhecidos historiadores do mundo todo apresentarão novas pesquisas sobre a emergência e o desenvolvimento de ideias e práticas relacionadas à história natural e a questões médicas no Novo Mundo, do século 16 ao 20, enfocando as conexões entre processos globais e locais em ciência e medicina.

Desde o século 16, o conhecimento advindo do continente americano, especialmente o da América ibérica, foi crucial na construção da natureza e da medicina. Entretanto, essa longa história de conhecimento não é totalmente reconhecida nas narrativas canônicas da história da ciência e da medicina, que ainda enfatizam unilateralmente as "descobertas" europeias e norte-americanas e prestam pouca atenção à circulação transnacional de conhecimento e pessoas. Mais informações estão disponíveis em inglês na página da rede LAGLOBAL.

Os trabalhos podem ser apresentados em português, inglês e espanhol. As propostas, incluindo título, resumo de até 100 palavras e um currículo de duas páginas, devem ser submetidos até 1º março para José Guevara (jose.guevara@postgrad.sas.ac.uk). A rede LAGLOBAL é coordenada pelo Institute of Latin American Studies da School of Advanced Study da Universidade de Londres, e é apoiada pelo Leverhulme Trust. É composta por sete instituições de diferentes países, incluindo o Programa de Pós-Graduação em História das Ciências e da Saúde da COC/Fiocruz

 


Compartilhe

Facebook Twitter Google Plus E-mail Imprimir

Compartilhe

Facebook Twitter Google Plus E-mail Imprimir