Ir para o conteúdo

Papel das ciências nas relações Brasil-EUA é tema de livro

03/12/2020


Capa do livro As ciências na história das relações Brasil-EUA    

O livro As ciências na história das relações Brasil-EUA terá lançamento em 17 de dezembro, às 14h, com transmissão pela página da Casa de Oswaldo Cruz (COC/Fiocruz) no Facebook. Lançada pela Mauad Editora com apoio da Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (Faperj), a obra foi organizada pelos pesquisadores da COC Magali Romero Sá, Dominichi Miranda de Sá e André Felipe Cândido da Silva.

A publicação visa ampliar as abordagens já feitas, jogando luz, pela primeira vez, sobre o papel desempenhado por diferentes profissionais e disciplinas científicas nas relações entre os dois países. Cooperações científicas não foram uma decorrência de acordos políticos preestabelecidos, mas parte constituinte do próprio movimento de aproximação bilateral, avaliam os autores. A live contará com a presença dos organizadores da obra e alguns autores do volume.

A obra mostra como as relações bilaterais entre Brasil e Estados Unidos têm sido objeto de estudo nas ciências humanas, sobretudo na história política e na história econômica. Essas áreas têm privilegiado temas como acordos econômicos e militares, cooperação em empreendimentos e obras de infraestrutura, a política de boa vizinhança e a promoção da cultura norte-americana como meio de conter a influência de outras potências concorrentes no continente, como a França e a Alemanha.

O livro se aprofunda no estudo e deixa mais claro como instituições e disciplinas científicas variadas, como biologia, engenharia, agronomia, física, geografia, botânica, antropologia, sociologia, medicina, genética e ciências ambientais foram fundamentais para o próprio estabelecimento das relações interamericanas. Convênios e acordos formais de cooperação, alianças políticas e intercâmbios técnicos, redes de trabalho entre grupos e pessoas, circulação de ideias, financiamento, artefatos tecnológicos, especialistas e estudantes são temas que compõem os capítulos da obra.

Lançamento do livro 'As Ciências na história das relações Brasil-EUA'
Data: 17 de dezembro
Horário: 14h
Transmissão: fb.com/casadeoswaldocruz
Editora: Mauad
Páginas: 436


Compartilhe

Facebook Twitter Whatsapp E-mail Imprimir

Compartilhe

Facebook Twitter Whatsapp E-mail Imprimir