Ir para o conteúdo

Novo coronavírus: Casa de Oswaldo Cruz altera atividades de ensino e atendimento ao público

16/03/2020

Em linha com as orientações do Ministério da Saúde, das autoridades estaduais e municipais e da Fiocruz, a Casa de Oswaldo Cruz (COC/Fiocruz) alterará suas atividades de ensino e atendimento ao público a partir desta terça-feira (17/3). As medidas preventivas têm por objetivo reduzir a circulação de pessoas no campus, contribuindo com os esforços para a contenção da disseminação do novo coronavírus (Covid-19).

Em reunião na manhã de hoje (16/3), o Conselho Deliberativo da unidade (CD-COC) decidiu suspender até 30 de março as aulas de todos os seus programas de pós-graduação lato sensu e stricto sensu. As bancas de defesa de teses e dissertações e as de qualificação previstas para o período poderão ser realizadas remotamente, a depender da disponibilidade dos participantes e de recursos de TI, que estão sendo mobilizados pela unidade.

Também está suspenso, até 31 de março, o atendimento ao público interno e externo pelas bibliotecas e pela sala de consulta do Departamento de Arquivo e Documentação. Além disso, a visitação ao Museu da Vida será interrompida até 31 de março, e o museu itinerante Ciência Móvel não realizará viagens até 30 de abril.

A partir de hoje, todos os estagiários e bolsistas da Casa de Oswaldo Cruz estão dispensados das atividades no campus até 31 de março. 

Foram suspensos, ainda, a aula inaugural da unidade, a Semana do Cérebro e os seminários ‘Ciência e Democracia: O Massacre de Manguinhos 50 Anos Depois’ e ‘Preservação Digital de Acervos’. Novas datas para alguns desses eventos serão anunciadas futuramente. O CD-COC continuará monitorando a situação e se reunirá novamente em 20 de março para avaliar a necessidade da prorrogação das medidas anunciadas.

As principais recomendações para reduzir o risco de contágio pelo novo coronavírus (Covid-19) são: lavar regularmente as mãos com água e sabão ou utilizar desinfetante à base de álcool; evitar tocar o rosto; cobrir a boca e o nariz com o cotovelo flexionado ao tossir ou espirrar; evitar aglomerações; manter os ambientes bem ventilados; e não compartilhar objetos pessoais. Mais informações estão disponíveis em fiocruz.br/coronavirus.


Compartilhe

Facebook Twitter Whatsapp E-mail Imprimir

Compartilhe

Facebook Twitter Whatsapp E-mail Imprimir