Ir para o conteúdo

Alunos da University College London apresentam pesquisas em história da psicologia na COC

12/03/2020

O Programa de Pós-graduação em História das Ciências e da Saúde da Casa de Oswaldo Cruz (COC/Fiocruz) recebe dois estudantes da Health Humanities Department da University College London(UCL) entre os dias 8 e 15 de março, como parte do Acordo de Cooperação firmado em 2019 entre a instituição inglesa e a Fiocruz, que tem por objetivo estimular atividades nas áreas de ensino e pesquisa em histórias transculturais. Os doutorandos Tommaso Priviero e Francisca Stutzin, que desenvolvem projetos em história da psicologia analítica e em ética, apresentaram trabalhos no âmbito do grupo de pesquisa do CNPq “O físico, o mental e o moral na história dos saberes médicos e psicológicos”.

Com duração de três anos, a cooperação visa a promover o intercâmbio dos pesquisadores sêniores entre as duas instituições, com fins de ensino e pesquisa, mas estudantes e profissionais interessados no tema são também beneficiados, uma vez que o acordo impulsiona a realização de eventos, seminários e conferências internacionais semestrais, cursos e minicursos, além de viagens de estudo.

A proposta é estabelecer pesquisas conjuntas sobre a temática, a fim de estimular a história sobre as psicoterapias entre diferentes países, com ênfase para o Brasil e o Reino Unido. “A circulação dos pesquisadores e estudantes amplia as possibilidades de trocas com a universidade britânica e cria novas oportunidades de compartilhar experiências e informações com os colegas europeus da rede de Histórias Transculturais de Psicoterapias”, explica a pesquisadora Cristiana Facchinetti, coordenadora do projeto na Casa de Oswaldo Cruz.

As apropriações culturais e o processo de profissionalização são ainda outros temas debatidos no âmbito da cooperação, que leva em consideração os diversos contextos culturais em contato com as teorias psicoterápicas. Os resultados das pesquisas serão divulgados por meio da produção de artigos, número especial e coletânea.


Compartilhe

Facebook Twitter Whatsapp E-mail Imprimir

Compartilhe

Facebook Twitter Whatsapp E-mail Imprimir