Ir para o conteúdo

Impactos do revisionismo e do negacionismo ideológicos no conhecimento histórico são tema de aula inaugural

14/02/2020

A Casa de Oswaldo Cruz abre o ano letivo de 2020 com a aula Negacionismos e revisionismos ideológicos: o conhecimento histórico em xeque, que será ministrada pelo professor Marcos Napolitano, da Universidade de São Paulo (USP). A aula inaugural acontece em 20 de março, às 10h, no Salão de Conferências do CDHS. Apesar de não serem novidade ou fenômenos recentes, o negacionismo e o revisionismo vêm ganhando visibilidade nos últimos anos. No Brasil, esses fenômenos se relacionam principalmente à crítica conservadora ao "politicamente correto" e à hegemonia político-cultural da esquerda

Especialista no período do Brasil Republicano, com ênfase no regime militar, e na área de história da cultura, com ênfase nas relações entre história e música popular e história e cinema, Marcos Francisco Napolitano de Eugênio é doutor e mestre em História Social pela USP. Foi professor no Departamento de História da Universidade Federal do Paraná (UFPR), entre 1994 e 2004 e professor visitante do Instituto de Altos Estudos da América Latina (IHEAL) da Universidade de Paris III, em 2009.

Atualmente, Marcos Napolitano é professor de História do Brasil Independente, docente-orientador no Programa de Pós-Graduação em História Social da USP e assessor ad-hoc da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

Negacionismos e Revisionismos ideológicos: o conhecimento histórico em xeque

Data: 20 de março de 2020
Horário: 10h
Local: CDHS – salão de conferências


Compartilhe

Facebook Twitter Whatsapp E-mail Imprimir

Compartilhe

Facebook Twitter Whatsapp E-mail Imprimir