Ir para o conteúdo

COC participa de simpósio inédito em São Paulo

07/05/2018

Pesquisadores e professores da Casa de Oswaldo Cruz (COC)/Fiocruz estarão no “I Simpósio Nacional de História das Doenças e das Artes de Curar”, cujas inscrições para apresentações de trabalho podem ser feitas até o próximo dia 15 de maio. Historiadora da COC e membro da organização do evento, Dilene Raimundo do Nascimento, disse que a iniciativa é fruto de parceria com o professor André Mota, diretor do Museu Histórico Carlos da Silva Lacaz, da Faculdade de Medicina da USP, local do encontro nos dias 28 e 29 de junho. Dilene também fará a conferência de encerramento do simpósio. Segundo ela, o objetivo do encontro é debater o campo da História das Doenças e das Artes de Curar. No dia 1º de junho, será divulgada a programação final do evento.

Com o tema “Instituições médicas e de saúde pública: organização corporativa e ações sobre o território”, a mesa será coordenada pelos pesquisadores Luiz Otávio Ferreira, da COC/Fiocruz), e Rita de Cássia Marques, da UFMG. A mesa “Artes de Curar no Brasil: terapêuticas e práticas populares” terá a coordenação das pesquisadoras Tânia Pimenta, da COC/Fiocruz, e Gabriela Sampaio, da Universidade Federal da Bahia.

Intitulada “Epidemias e endemias: ações médico-sanitárias e políticas públicas”, a mesa terá a coordenação dos professores Liane Bertucci, da Universidade Federal do Paraná, e Sebastião Pimentel Franco, da Universidade Federal do Espírito Santo. No encontro, haverá ainda a discussão do tema “Circularidades e diálogos internacionais: debates científicos e trocas acadêmicas”, sob a coordenação dos pesquisadores André Mota, da USP, e Maria Gabriela S.M.C. Marinho, da Universidade Federal do ABC.

De acordo com Dilene Raimundo do Nascimento, o propósito de realizar o evento em São Paulo é alcançar maior participação de pesquisadores do estado no debate, bem como estudantes de história e de medicina das universidades paulistas.

A conferência de abertura será ministrada pela professora Maria Alice Rosa Ribeiro, da Universidade de Campinas, no dia 28 de junho. Mais informações sobre o “I Simpósio Nacional de História das Doenças e das Artes de Curar” podem ser obtidas na página da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo - FMUSP.

Serviço

Evento: I Simpósio Nacional de História das Doenças e das Artes de Curar

Data: 28 e 29 de junho de 2018

Local: Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo - FMUSP.

Endereço: Av. Dr. Arnaldo, 455 - Cerqueira César, São Paulo

Contato: organizacaosnhdac@gmail.com

 


Compartilhe

Facebook Twitter Google Plus E-mail Imprimir

Compartilhe

Facebook Twitter Google Plus E-mail Imprimir