Ir para o conteúdo

Pesquisadora da COC lança O Corcovado Conta Histórias: Botafogo

03/05/2017

O Corcovado conta histórias: Botafogo apresenta as aventuras e descobertas de duas crianças, Clara e Pedro, em um passeio pelo bairro da Zona Sul do Rio de Janeiro. Para o lançamento do almanaque infantil da historiadora Kaori Kodama e do ilustrador Guto Lins, o Museu Villa-Lobos abre seu pátio para atividades gratuitas durante a manhã de sábado, 6 de maio.  A festa começa com a apresentação da Orquestra Tuhu, formada por jovens do projeto social “Villa Lobos e as Crianças”. O repertório selecionado pela regente Maria Clara Barbosa agrada a pais e filhos e, durante o concerto, os músicos vão explicar para a plateia o papel dos instrumentos na formação de uma orquestra. Equipe de recreação e de contadores de histórias comanda as brincadeiras que remetem à história do bairro e lê trechos do livro.

O enredo é um convite ao jovem leitor a conhecer um dos bairros mais tradicionais da cidade, em uma viagem no tempo com Clara e Pedro. Os dois amigos se encantam com os personagens, a natureza e as construções de Botafogo. Durante todo o passeio, o guia das aventuras é o Corcovado, morro-símbolo do Rio de Janeiro, que lá do alto consegue ver todo o bairro, acompanha suas transformações e ainda abriga o Cristo Redentor. Uma máquina do tempo leva os meninos a encontros com a história, a partir de diferentes personagens: em 1568, o indiozinho Teçá acompanha os dois em uma canoa que atravessa o rio Berquó até o mar, onde dão uma volta no lombo de um golfinho pela então cristalina Baía da Guanabara. Em 1700, eles encontram Rita, filha de uma escrava africana que planeja sua fuga das terras do Frei Clemente.

Mais de um século depois, em 1836, encontram o senhor Jerônimo Mesquita, proprietário da primeira linha de ônibus da cidade e oferece a eles uma carona em sua carruagem, em 1836, quando todos vão até a praia conhecer o casarão da rainha Carlota Joaquina. Do alto do morro do Pasmado, Clara e Pedro se assustam com a passagem de um cortejo fúnebre, quando uma epidemia de varíola matou muita gente no Rio de Janeiro, em 1904. Outro salto no tempo e, em 1952, experimentam deliciosa feijoada no morro Dona Marta, quando visitam Aloízio, vendedor de amendoim. De lá, partem para 1981, quando presenciam a chegada da linha de metrô no bairro, e Pedro reencontra seu avô.

Além da edição impressa do almanaque, conteúdo online tem a finalidade de ajudar educadores a tirarem o melhor proveito do livro em sala de aula, com opções de jogos e propostas de roteiros para passeios pelo bairro. As atividades contemplam diversas áreas do conhecimento, em total sintonia com temas curriculares das escolas cariocas. Parceira na produção do livro, a equipe da Espaço e Vida —Viagens Culturais oferece também o serviço de visitas guiadas e educativas para grupos e escolas.

 Sobre os autores

 Kaori Kodama é doutora em história e trabalha como pesquisadora da Casa de Oswaldo Cruz/Fiocruz, onde também é professora do Programa de Pós-Graduação em História das Ciências e da Saúde. Este é seu primeiro livro para o público infantil.

Guto Lins é mestre em literatura, cultura e contemporaneidade pela PUC-Rio, onde é professor do Departamento de Artes e Design. Autor e ilustrador, se dedica às publicações infanto-juvenis, exposições, palestras, oficinas, workshops e mini cursos.

SERVIÇO

Lançamento: O Corcovado conta histórias: Botafogo

Data: 6 de maio de 2017, a partir das 10:00h
Local: Museu Villa-Lobos, Rua Sorocaba 200, Botafogo

Programação:

10:00h - Orquestra Tuhu do Projeto Villa-Lobos e as Crianças, com a regência de Maria Clara Barbosa

11:00h – Recreação com contadores de histórias, venda de livros

Livro: O Corcovado conta histórias: Botafogo
Autora: Kaori Kodama
Ilustrações: Guto Lins
Rio de Janeiro, Ex Libris, 2016, 64 páginas

Preço R$ 35,00

Conteúdo digital: www.espacoevida.com.br/ocorcovadocontahistorias

A edição da Ex Libris foi financiada por edital da Faperj e do Comitê Rio450 da Prefeitura do Rio, em comemoração ao aniversário da cidade. Contou com apoio da Casa de Oswaldo Cruz e da Espaço e Vida Viagens Culturais.

Vendas pelo email: Corcovadocontahistorias@espacoevida.com.br ou no site do livro www.espacoevida.com.br/ocorcovadocontahistorias

Visitas guiadas e educativas

Em parceria com Kaori Kodama, a equipe da Espaço e Vida — Viagens Culturais idealizou roteiros de visitas guiadas educativas, para complementar a leitura, a vontade de passear e conhecer o bairro de Botafogo.

Inscrições e informações pelo email: Corcovadocontahistorias@espacoevida.com.br ou no site do livro www.espacoevida.com.br/ocorcovadocontahistorias

 

 


Compartilhe

Facebook Twitter Google Plus E-mail Imprimir

Compartilhe

Facebook Twitter Google Plus E-mail Imprimir