Ir para o conteúdo

Unidade móvel do Museu da Vida está em Cardoso Moreira

10/05/2017

O museu itinerante da Fiocruz leva ao norte fluminense suas atrações interativas e divertidas. O "Ciência Móvel – Arte e Ciências sobre Rodas" promete agitar os moradores de Cardoso Moreira, município a 330 quilômetros do Rio de Janeiro, oferecendo uma série de atividades com os temas "Por dentro de nós", "Na onda da transformação" e “Viagens Cósmicas”. A unidade móvel é uma iniciativa com patrocínio da Sanofi e copatrocínio da Droga Raia, Fábrica Carioca de Catalisadores (FCC) e EDF Norte Fluminense, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura. O caminhão da ciência também conta com apoio do CNPq / Ministério da Ciência e Tecnologia, Inovação e Comunicações (MCTIC).

A exposição – dividida por temas – será montada no Ginásio e Praça Ibrahim Assed, no Centro de Cardoso Moreira. O primeiro tema é "Por dentro de nós" e compreende o corpo humano e a saúde: O mundo micro (microscopia e insetos, jogo das vacinas), o mundo macro (modelos anatômicos, sistemas vitais), percepção (neurônio e percepção visual com as câmaras escuras e os modelos de olho, anamorfose e ilusão de óptica), percepção auditiva (espelhos sonoros). Em outra atração, “Na onda da transformação”, o público conhece os temas energia e movimento: energia elétrica (bicicleta geradora, pilha humana, casa maquete, mini usina hidrelétrica) e energia mecânica (cadeira giratória, alavanca, roldanas, girotec). “Viagens cósmicas” é o último eixo temático e oferece sessões no Planetário Digital do Ciência Móvel. É uma aventura imperdível!

Outra atividade para o público é sala de vídeos. O baú do caminhão da ciência é transformado em sala para exibir documentários e pequenos vídeos sobre cientistas importantes como Carlos Chagas, que descobriu a doença de Chagas, e outros temas científicos. As viagens da unidade móvel, coordenada pelo Museu da Vida, já beneficiaram mais de 636 mil pessoas de 86 municípios, em 151 viagens pelas estradas da Região Sudeste do país. Em uma década, são cerca de 70 mil quilômetros percorridos para levar os módulos do Ciência Móvel à população de cidades sem acesso a museus ou centros de ciência e tecnologia.

O município de Cardoso Moreira foi fundado há 24 anos e, segundo o IBGE, uma população de 12,6 mil habitantes. A economia gira em torno dos setores de comércio e serviços, indústria e agropecuária.

Serviço

“Ciência Móvel - Arte e Ciências sobre Rodas” (informações www.museudavida.fiocruz.br)

Local: Ginásio e Praça Ibrahim Assed

Endereço: Avenida Antônio Ferreira de Medeiros, Centro

Cardoso Moreira – RJ

Atendimento ao Público

Dia 10 de maio: das 8 às 12h; das 13h30 às 16h30h

Dia 11 de maio: das 8 às 12h; 13h30 às 16h30 e das 18 às 20h

Dia 12 de maio: 8 às 12h; das 13h30 às 16h30

Dia 13/05 -  08 às 12h


Compartilhe

Facebook Twitter Google Plus E-mail Imprimir

Compartilhe

Facebook Twitter Google Plus E-mail Imprimir