Ir para o conteúdo

Política de Preservação e Gestão de Acervos

Desde os primeiros anos do século 20, por meio de expedições científicas e missões sanitárias, e das diversas atividades realizadas em seus laboratórios, seções, departamentos, e hospitais, o antigo Instituto Soroterápico Federal (atual Fiocruz) constitui e mantém arquivos, bibliotecas, coleções biológicas, coleções iconográficas, instrumentos e equipamentos, reunidos num singular conjunto arquitetônico e urbanístico construído para abrigar a instituição.

Ao longo do tempo, esses acervos de conhecimento se transformaram em bens culturais que compõem hoje o patrimônio científico da Fiocruz, reconhecido por agências públicas e pela sociedade. Assim, a instituição incorporou, ao conjunto de suas funções, a tarefa de organizar estruturas e processos que viabilizem a utilização desses acervos, garantindo sua relação de troca com outros sistemas e possibilitando ampliar seu uso social e a geração de pesquisas nos campos das ciências e da saúde.

Em sintonia com conceitos e práticas nacionais e internacionais que adotam a conservação preventiva, o gerenciamento de riscos, a conservação integrada e a preservação sustentável como princípios centrais, a Casa de Oswaldo Cruz formulou em 2013 a Política de Preservação e Gestão de Acervos Culturais das Ciências e da Saúde. O documento, inovador por estabelecer diretrizes e princípios a acervos diversos (como arquitetônico, arquivístico, bibliográfico e museológico), também afirma a pesquisa e a educação como fundamentais e estratégicas para a estruturação de políticas de preservação.

Os programas que compõem a Política de Preservação e Gestão de Acervos Culturais das Ciências e da Saúde estão listados a seguir. Seu conteúdo detalhado e os planos e projetos a eles subordinados estarão disponibilizados à medida que forem sendo concluídos.

Programa de Incorporação

Programa de Processamento Técnico

Programa de Conservação e Restauração

Comissão Permanente de Acervos

Aline Lopes Lacerda (coordenadora)
Aline Gonçalves da Silva
Beatriz Schwenck
Francisco dos Santos Lourenço
Inês El-Jaick Andrade
Marcos Jose de Araújo Pinheiro
Pedro Paulo Soares
Simone Petraglia Kropf
Tania Salgado Pimenta