Ir para o conteúdo

Divulgação Científica

A pesquisa em divulgação científica da Casa de Oswaldo Cruz é realizada no Museu da Vida, espaço de integração entre ciência, cultura e sociedade localizado no campus de Manguinhos. São mantidas diversas parcerias com outros grupos de pesquisa em nível internacional e nacional, com destaque para a Rede Ibero-americana de Monitoramento e Capacitação em Jornalismo Científico, composta por instituições de dez países da região; a Red de Medición de Impacto de la Popularización de la Ciencia y la Tecnología en Iberoamérica (REMIPCYT); e o Observatório de Museus e Centros Culturais.

Áreas de pesquisa

Ciência, Comunicação & Sociedade

Desenvolve estudos sobre os aspectos históricos e contemporâneos da divulgação científica, focalizando os diferentes meios de comunicação: jornais, TV, museus e centros de ciência, teatro, cinema e música. Investiga ainda a percepção pública da ciência, analisando contextos nacionais e locais e tipos de públicos.

Educação, Cultura e Saúde

Desenvolve estudos de público e de avaliação sobre o Museu da Vida, tanto de caráter permanente quanto pontual, bem como pesquisas que tenham interface com a educação não formal, a museologia e as ciências sociais.

Grupos de pesquisa certificados pelo CNPq

Ciência, Comunicação & Sociedade
Educação, Cultura e Saúde