Ir para o conteúdo

Acervo Bibliográfico

O acervo bibliográfico da Casa de Oswaldo Cruz é especializado em História da Medicina, História da Saúde Pública, História, Sociologia e Filosofia da Ciência, e conta com cerca de 34 mil itens. Reúne obras clássicas no campo das Ciências Biomédicas e da Saúde Pública e remonta ao século 18.

As obras raras integravam coleções particulares dos primeiros cientistas de Manguinhos e de notáveis médicos brasileiros, refletindo seus interesses e atividades profissionais. A coleção de Oswaldo Cruz, por exemplo, inclui principalmente obras sobre bacteriologia, parasitologia, doenças transmissíveis, veterinária, fisiologia e entomologia. A de Carlos Chagas, mais abrangente, concentra-se em temas como fisiologia, química e doenças transmissíveis. O acervo que pertencia ao médico e historiador da medicina Lourival Ribeiro abrange 6 mil monografias e 3 mil  títulos de revistas.

Além de reunir material de referência, a Biblioteca da Casa de Oswaldo Cruz tem entre suas atribuições a preservação do acervo. Da manutenção de rotinas de pequenos reparos à contratação de instituições especializadas em restauração e encadernação, o cuidado com o acervo histórico inclui a realização de projetos de captação para a digitalização das obras.  Todos os livros restaurados têm consulta pública e gratuita.

Consulta ao acervo

Seleção de obras raras da Biblioteca de História das Ciências e da Saúde
Pesquisa na Base da Biblioteca

Horário de atendimento,  endereço e contatos

Segunda a sexta-feira, de 9h às 16h30, exceto feriados
Sala 410 do Prédio da Expansão da Fiocruz.
Avenida Brasil, 4036 - Manguinhos, Rio de Janeiro.
Tel.: +55 (21) 3882-9087
biblioteca@coc.fiocruz.br