Ir para o conteúdo

Acervo Arquivístico

O contato com cientistas e seus familiares permitiu à Casa de Oswaldo Cruz a identificação e a captação de arquivos pessoais de personalidades que se destacaram nos campos das ciências biomédicas e da saúde pública, como os de Oswaldo Cruz e Carlos Chagas, inscritos no Programa Memória do Mundo da Unesco.

Composto por mais de 100 fundos e coleções, os documentos institucionais e pessoais dos gêneros textual, iconográfico, cartográfico, sonoro e filmográfico remontam ao ano de 1803, constituindo repositório singular da memória e da história da saúde no Brasil. Tal Arquivo Histórico, disponível para consulta no Departamento de Arquivo e Documentação (DAD), abriga fundos produzidos e acumulados pelos institutos que em 1970 passaram a integrar a Fundação Oswaldo Cruz, como também aqueles de cientistas, sanitaristas, médicos e técnicos que participaram da formulação e execução de políticas públicas de saúde, além de parcelas de arquivos de instituições da área da saúde.

A consulta presencial ao Arquivo Histórico deve ser previamente agendada. Os documentos não podem ser retirados para empréstimo, mas cópias são permitidas se não acarretarem prejuízos à sua conservação. A tabela de preços para cópias e as instruções para citação dos documentos podem ser obtidas na Sala de Consulta do Arquivo Histórico.

Confira a galeria de imagens com fotos e documentos históricos do acervo arquivístico

Consulta ao acervo

Faça uma pesquisa online no Arquivo (Base Arch) ou agende uma consulta presencial e seja atendido pelos profissionais do Arquivo Histórico.

Leia as instruções para acesso às informações contidas nos prontuários de pacientes sob a guarda da Casa de Oswaldo Cruz.

Publicações

Manual de Organização de Arquivos Pessoais
Apresentação dos procedimentos adotados no Departamento de Arquivo e Documentação da Casa de Oswaldo Cruz para identificação, arranjo e descrição de arquivos pessoais sob sua guarda.

Arquivos nada secretos da saúde no Brasil
Diversas imagens, desenhos e comentários convidam a um mergulho no acervo arquivístico para mostrar a trajetória da saúde no País a partir do final do século 19. O caderno de 55 páginas aborda ainda os debates que antecederam a criação do Sistema Único de Saúde, cuja garantia seria consolidada na Constituição de 1988.

Memória das coleções científicas do Instituto Oswaldo Cruz da Fundação Oswaldo Cruz: acervo de depoimentos
Catálogo com  breves biografias e o sumário das entrevistas com curadores, pesquisadore e técnicos sobre a formação e posterior institucionalização das coleções científicas da Fiocruz. Reúne informações relevantes sobre a história do instituto e da ciência nacional. 

Horário de atendimento, endereço e contatos para agendamento

Segunda a sexta-feira, de 9h às 16h30.
Sala 614 do Prédio da Expansão da Fiocruz.
Avenida Brasil, 4036 - Manguinhos, Rio de Janeiro.
Tel.: +55 (21) 3882-9124
consulta@coc.fiocruz.br