Ir para o conteúdo

Biblioteca de Educação e Divulgação Científica

A Biblioteca de Educação e Divulgação Científica iniciou suas atividades em 1999, com a inauguração do Museu da Vida, ao qual está vinculada. Ao longo do processo de criação dos espaços expositivos do Museu, prestou apoio informacional aos seus profissionais no desenvolvimento de projetos educacionais, atividades e eventos voltados ao público visitante.

Hoje, além de atender aos profissionais da Fiocruz, a Biblioteca também dispõe de serviços voltados aos alunos dos cursos oferecidos pelo Museu da Vida, como oficinas e treinamento para o uso de seu acervo e bases de dados. Sua sala de consulta é aberta ao público, com acesso local ao seu acervo e ao Portal de Periódicos da Capes. A biblioteca ainda oferece sala de vídeo para exibição de sua coleção de filmes, animações e documentários educativos sobre ciências, meio ambiente e saúde, podendo ser utilizada, mediante agendamento. A consulta local é permitida a qualquer pessoa.

O acervo é formado por aproximadamente 4.500 itens, nacionais e estrangeiros, nas áreas de divulgação científica, educação, museologia, ciências da vida, saúde e literatura infanto-juvenil. Sua coleção infanto-juvenil tem o objetivo de divulgar a ciência junto ao público visitante do Museu, por meio de atividades de incentivo à leitura que articulem literatura com temas da Ciência e da Saúde, contemplados pelo Museu e pela Fiocruz.

Consulta ao Acervo

O acervo da Biblioteca é composto por livros, guias, dicionários, enciclopédias, dissertações, teses, relatórios, periódicos, folhetos, jogos educativos, documentos eletrônicos e audiovisuais.

Horário de atendimento

Segunda a sexta-feira, de 9h às 17h.

Localização

Fundação Oswaldo Cruz / Sede do Museu da Vida - Avenida Brasil, 4.365, sala 4. CEP: 21045-900, Manguinhos, Rio de Janeiro - RJ - Brasil