Ir para o conteúdo

Rede de Bibliotecas da Fiocruz lança Catálogo Mourisco

2020-08-31

A Rede de Bibliotecas da Fiocruz disponibilizou mais um produto ao público. O Catálogo Mourisco reúne mais de 30 mil textos completos de artigos, livros e revistas, entre outros documentos, que compõem parte do conteúdo disponível nas bibliotecas da Rede. Com a plataforma, as consultas poderão ser feitas pela internet, gratuitamente. A iniciativa é importante para que alunos, pesquisadores e demais interessados desenvolvam estudos e pesquisas, virtualmente, neste momento em que as bibliotecas da Fundação estão cumprindo as medidas de distanciamento social para combater o novo coronavírus. 

A Rede é um trabalho colaborativo entre as bibliotecas da instituição, que promovem reuniões regularmente para trocar experiências e propor novos avanços para o campo da informação científica e tecnológica em saúde. A Casa de Oswaldo Cruz (COC) participa da Rede com a Biblioteca de História das Ciências e da Saúde e a Biblioteca de Educação e Divulgação Científica Iloni Seibel do Museu da Vida.

Entre as obras de referência disponíveis, está “Saneamento do Brasil: sanear o Brasil e povoá-lo; e enriquecê-lo; e moralizá-lo”, de Belisário Penna. Um dos exemplares possui dedicatória do autor ao cientista Carlos Chagas. Outro livro na plataforma, incluído no acervo raro da Fiocruz, é “Arte com vida, ou Vida com arte”, de Manoel da Sylva Leitão, que abordo diversos aspectos da saúde de Portugal no século 18. A COC participa ainda com o livro “Notícia histórica da Legislação Sanitária do Império do Brazil desde 1822 até 1878”, de Alfredo Piragibe. 

Com mais de 1 milhão de itens em seus acervos, a Rede de Bibliotecas é coordenada pelo Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde da Fiocruz (Icict) desde 2006, reunindo bibliotecários e demais profissionais de informação, coordenadores de pós-graduação e usuários para induzir a política de aquisição de coleções da Fundação.


Compartilhe

Facebook Twitter Whatsapp E-mail Imprimir

Compartilhe

Facebook Twitter Whatsapp E-mail Imprimir