Ir para o conteúdo

‘Pesquisa e pós-graduação no mundo pós-Covid: quais os rumos?’ é tema de live

2020-08-18

Evento de impacto mundial sem precedentes na história recente, a pandemia de Covid-19 afeta as sociedades contemporâneas e traz consequências, também, para as formas como cientistas têm produzido suas pesquisas. Nesse contexto, questionamentos sobre como o campo da história e das pesquisas nas áreas das humanidades será transformado no mundo após a crise sanitária atual tornam-se recorrestes. Para debater o tema, a série 'Conexão #emCasa’ promove na próxima quinta-feira (27/08) a live ‘Pesquisa e pós-graduação no mundo no pós-Covid: quais os rumos?’. Com transmissão ao vivo pelo Facebook da Casa de Oswaldo Cruz, o evento acontece às 11h.

Promovido pelo Programa de Pós-Graduação em História das Ciências e da Saúde, a iniciativa terá a participação dos pesquisadores Mônica Raissa Schpun, diretora do Centre de Recherche sur le Brèsil Contemporain da Ecole des Hautes Études en Sciences Sociales (EHESS, Paris), Nuno Medeiros, do Instituto de História da Universidade Nova de Lisboa e da Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Lisboa do Instituto Politécnico de Lisboa, e Jerry Dávila, diretor da Cátedra Jorge Paulo Lemann de História do Brasil da University of Illinois, e contará com a mediação de Kaori Kodama e Gisele Sanglard, pesquisadoras da COC/Fiocruz.

Na ocasião, a historiadora Mônica Raisa Schpun abordará o tema ‘Pesquisar e ensinar o Brasil à distância: Covid19, confinamento e suas implicações’. A partir de experiência pessoal, Schpun apresentará o panorama e as consequências da pandemia na EHESS, caracterizada pela forte internacionalização da pesquisa, das trocas, da comunidade de pesquisadores e estudantes. Mônica falará, ainda, sobre o contexto de outras situações universitárias na Europa às vésperas do início do novo ano letivo em setembro.

Com o tema ‘A valsa lenta da pandemia no salão da academia. O mundo em suspenso, o deslaçamento como risco e a persistência como mantra’, sociólogo Nuno Medeiros orientará sua a discussão sobre a pandemia a partir das ameaças e riscos para o ensino superior, sobretudo o pós-graduado, e para a atividade científica como um todo. Baseado na correlação entre a perspectiva experiencial e algumas propostas reflexivas construídas a partir da experiência pessoal, Nuno propõe a sistematização de diagnósticos e prospectiva, orientado por um tom de esperança suportado nas lições que o ato científico em si pode dar.

A programação segue com o debate ‘Nacionalismo étnico e racial no tempo da pandemia’, com Jerry Dávila. O historiador discutirá como a pandemia está alinhada ao reaparecimento de nacionalismo considerado inábil na área de saúde pública, que carrega projetos e discursos étnicos, raciais, e em torno de migração. Para Dávila, a relação entre pandemia, políticas públicas, raça e etnicidade traz um repensar da história e da memória por parte de movimentos sociais e direciona o debate sobre as múltiplas intersecções entre políticas públicas, raça e etnicidade e também sobre o papel deles na memória, memorialização e história pública.

Live “Pesquisa e a pós-graduação no mundo no pós-covid. Quais os rumos?”
Data: 27 de agosto de 2020, com transmissão ao vivo pelo Facebook da COC
Horário: 11h, horário de Brasília (UTC-3)
Convidados: Mônica Raissa Schpun (EHESS), Nuno Medeiros (Universidade Nova de Lisboa) e Jerry Dávila (University of Illinois)
Mediadoras: Kaori Kodama e Gisele Sanglard (PPGHCS)


Compartilhe

Facebook Twitter Whatsapp E-mail Imprimir

Compartilhe

Facebook Twitter Whatsapp E-mail Imprimir