Ir para o conteúdo

Mestrado em Divulgação da Ciência, Tecnologia e Saúde da Fiocruz tem inscrições abertas

2020-08-13

Foto: Jeferson Mendonça   

O mestrado em Divulgação da Ciência, Tecnologia e Saúde da Casa de Oswaldo Cruz (COC/Fiocruz) está com o processo seletivo para 2021 aberto. São oferecidas 15 vagas, distribuídas em três linhas de pesquisa: Cultura científica e sociedade; Educação, comunicação e mediação; e Estudos de público/audiência. As inscrições podem ser feitas on-line pela plataforma Siga (somente pelo navegador Internet Explorer) até 9 de outubro de 2020. Mais informações sobre o processo seletivo estão disponíveis no edital.

Confira:
Live em 27/8: por que fazer um mestrado em divulgação científica?
Webseminário Pesquisa em Divulgação científica começa em 17/8

O objetivo do programa é a formação de pesquisadores qualificados para a produção de novos conhecimentos que visem incrementar o diálogo entre saúde, ciência, tecnologia e sociedade e capazes de induzir o desenvolvimento de novas ações e estratégias para o campo da divulgação científica.

As aulas serão, em geral, ministradas no campus da Fiocruz em Manguinhos, no Rio de Janeiro, às segundas e quartas-feiras, entre 9h e 17h. Em função das medidas de distanciamento social adotadas em resposta à pandemia de Covid-19, aulas poderão ser ministradas de forma remota caso necessário.

A área de concentração em Divulgação da Ciência, Tecnologia e Saúde se caracteriza pelo estudo do cenário nacional e internacional da divulgação científica a partir de um olhar abrangente, dando ênfase às transformações que a área vem experimentando, promovendo debates e reflexões sobre temas e teorias emergentes, relacionados a este campo e aos desafios que propõe. 

O resultado final do processo seletivo será divulgado em 4 de dezembro, e o início das aulas está previsto para março de 2021. Das vagas oferecidas, 5% serão destinadas a candidatos que se declararem pessoa com deficiência e 15% para candidatos que se autodeclararem negros (pretos e pardos) ou indígenas. O mestrado é resultado da parceria da Casa de Oswaldo Cruz com o Museu de Astronomia e Ciências Afins (Mast), o Instituto de Pesquisas Jardim Botânico do Rio de Janeiro, a Fundação Cecierj e a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

Mestrado em Divulgação da Ciência, Tecnologia e Saúde
Data: 14 de agosto a 9 de outubro de 2020 
Inscrições: Plataforma Siga (www.sigass.fiocruz.br)
Informações: ppgdc.coc.fiocruz.br | ppgdivulgacao@fiocruz.br
Taxa de inscrição: R$ 70
Período de pedido de isenção de taxa de inscrição: 24 a 28/08/2020
Resultado final: 4 de dezembro

 


Compartilhe

Facebook Twitter Whatsapp E-mail Imprimir

Compartilhe

Facebook Twitter Whatsapp E-mail Imprimir