Ir para o conteúdo

Seminário on-line debate preservação de acervos digitais

2020-05-13

:: Clique aqui e acesse o sistema de conferência web

Crescimento na produção e gestão de acervos em formato digital, mudanças tecnológicas e fragilidades dos suportes são alguns desafios da preservação de acervos em ambientes digitais. Para discutir o tema, que envolve estratégias de gestão de riscos, armazenamento e sistemas, a Casa de Oswaldo Cruz (COC/Fiocruz) promove o seminário online Preservação Digital de Acervos em 26 de maio, às 14h. O sistema de conferênconferenciacia web estará aberto aos participantes no dia e horário do evento. Não é necessário se inscrever previamente. 

O seminário terá a participação de Miguel Ángel Márdero Arellano, do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia, que falará sobre o Planejamento da Preservação Digital. Na ocasião, o vice-diretor de Patrimônio Cultural e Divulgação Científica da COC, Marcos José Pinheiro, apresentará o Programa de Preservação Digital de Acervos Científicos e Culturais da Fiocruz. O documento tem como objetivo estabelecer princípios e diretrizes para orientar as ações de preservação digital dos diferentes acervos sob guarda da Fiocruz e integrará a Política de Preservação de Acervos Científicos e Culturais da Fiocruz.

Participarão também do evento, pela Fiocruz, Marcus Vinícius Silva, como mediador, além de Andréa Gonçalves e Marco Dreer, que abordarão, respectivamente, o Plano de Preservação Digital do Repositório Institucional Arca e a preservação digital de documentos audiovisuais. O  seminário é voltado a profissionais que atuam no processamento técnico e gestão de acervos (incluindo arquivístico, bibliográfico, museológico, arquitetônico, urbanístico e arqueológico e as coleções biológicas) e de tecnologia da informação.

Programação:

26 de maio, 14h

Miguel Ángel Márdero Arellano (Ibict)
O Planejamento da Preservação Digital

Marcos José Pinheiro (Fiocruz)
Programa de Preservação Digital de Acervos Científicos e Culturais da Fiocruz

Andréa Gonçalves (Fiocruz)
Plano de Preservação Digital do Repositório Institucional Arca

Marco Dreer (Fiocruz)
Preservação digital de documentos audiovisuais

Mediação: Marcus Vinícius Silva (Fiocruz)

 


Compartilhe

Facebook Twitter Whatsapp E-mail Imprimir

Compartilhe

Facebook Twitter Whatsapp E-mail Imprimir