Ir para o conteúdo

Evento Suspenso: Seminário debate preservação de acervos digitais

2020-03-10

INFORME: Em linha com as orientações do Ministério da Saúde, das autoridades estaduais e municipais e da Fiocruz, o seminário seminário Preservação Digital de Acervos da Casa de Oswaldo Cruz está suspenso. As medidas preventivas têm por objetivo reduzir a circulação de pessoas no campus, contribuindo com os esforços para a contenção da disseminação do novo coronavírus (Covid-19). Uma nova data será anunciada em breve. Para mais informações, clique aqui

Crescimento na produção e gestão de acervos em formato digital, mudanças tecnológicas e fragilidades dos suportes são alguns desafios da preservação de acervos em ambientes digitais. Para discutir o tema, que envolve estratégias de gestão de riscos, armazenamento e sistemas, a Casa de Oswaldo Cruz (COC/Fiocruz) promove o seminário Preservação Digital de Acervos, no dia 24 de março, no campus da Fiocruz em Manguinhos, no Rio. Para participar, não é necessário se inscrever previamente (sujeito à lotação do local do evento). 

Para apresentar os avanços e desafios da preservação digital de acervos no Brasil, o evento recebe especialistas da Fundação Biblioteca Nacional, da Universidade Federal Fluminense (UFF) e do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Na ocasião, Marcos José Pinheiro, vice-diretor de Patrimônio Cultural e Divulgação Científica da COC e coordenador do Comitê Gestor do Preservo, apresentará o ‘Programa de Preservação Digital de Acervos Científicos e Culturais da Fiocruz’. O documento tem como objetivo estabelecer princípios e diretrizes para orientar as ações de preservação digital dos diferentes acervos sob guarda da Fiocruz e integrará a Política de Preservação de Acervos Científicos e Culturais da Fiocruz.

Voltado para profissionais que atuam no processamento técnico e gestão de acervos (incluindo arquivístico, bibliográfico, museológico, arquitetônico, urbanístico e arqueológico e as coleções biológicas) e de tecnologia da informação, o Seminário será realizado no Salão de Conferência Luiz Fernando Ferreira, no Centro de Documentação e História da Saúde (CDHS).

Programação:

24 de março | terça-feira

14h | Abertura do evento

Cristiani Machado, vice-presidente de Educação, Informação e Comunicação da Fiocruz
Paulo Elian, diretor da Casa de Oswaldo Cruz (COC/Fiocruz)
Rodrigo Murtinho, diretor do Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict/Fiocruz) 
Wania Regina de Tolentino Santiago, vice-diretora de Desenvolvimento Institucional e Gestão do Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz)
Marcos José Pinheiro, vice-diretor de Patrimônio Cultural e Divulgação Científica da COC/Fiocruz e coordenador do Comitê Gestor do Preservo

14h30 | Mesa redonda: Avanços e desafios da preservação digital de acervos no Brasil

Gabriela Ayres Ferreira Terrada, Fundação Biblioteca Nacional
Daniel Flores, Universidade Federal Fluminense (UFF)
Miguel Ángel Márdero Arellano, Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia
Mediação: Andréa Gonçalves, Fiocruz

16h | Apresentação do Programa de Preservação Digital de Acervos Científicos e Culturais da Fiocruz

Marcos José Pinheiro, COC/Fiocruz

16h30 | Encerramento

Foto de capa: Jeferson Mendonça - COC/Fiocruz


Compartilhe

Facebook Twitter Whatsapp E-mail Imprimir

Compartilhe

Facebook Twitter Whatsapp E-mail Imprimir