Ir para o conteúdo

Pesquisadora da USP ministra curso sobre conservação na COC

2019-08-16

A Casa de Oswaldo Cruz (COC/Fiocruz) recebe Eliane Del Lama, professora do Instituto de Geociências da Universidade de São Paulo (USP), para ministrar o ‘Curso de caracterização e conservação de pedra’,  nos dias 11 e 12 de setembro, no Salão de Conferência do Centro de Documentação e História da Saúde, no campus da Fiocruz em Manguinhos, no Rio de Janeiro (Av. Brasil, 4365).

O objetivo da capacitação é apresentar conceitos e práticas de conservação e caracterização de materiais pétreos, desde a identificação das ações necessárias à conservação até as análises para o reconhecimento dos tipos de deterioração. Voltada para profissionais e alunos da área de patrimônio, podem se inscrever conservadores-restauradores, arquitetos, geólogos e museólogos, além de engenheiros, biólogos e químicos. Os interessados devem enviar Currículo Lattes para o e-mail dph@fiocruz.br até o dia 28 de agosto. A seleção será feita por ordem de inscrição e análise curricular. O resultado será divulgado até 30/08. 

Promovido pelo Serviço de Conservação e Restauro do Departamento de Patrimônio Histórico da COC, serão oferecidas 45 vagas para as aulas expositivas que acontecerão no Centro de Documentação e História da Saúde. A comissão organizadora selecionará 15 alunos para participar da atividade prática, que incluiu a caracterização e a conservação das pedras do Núcleo Arquitetônico e Histórico de Manguinhos, conjunto de edificações erguidas nas primeiras décadas do século 20. Confira a programação

Professora associada da USP, Eliana Del Lama tem experiência na área de geociências, com ênfase em mineralogia aplicada, atuando principalmente em temas sobre preservação da herança cultural, mineralogia e petrografia. Especialista em petrografia, possui doutorado em Geologia Regional pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.


Compartilhe

Facebook Twitter Google Plus E-mail Imprimir

Compartilhe

Facebook Twitter Google Plus E-mail Imprimir