Ir para o conteúdo

COC promove Oficina de Obras Raras ‘Preservação do patrimônio cultural das ciências e da saúde’

2019-07-23

Com 60 vagas oferecidas, a ‘Oficina de Obras Raras: preservação do patrimônio cultural das ciências e da saúde’ recebe inscrições até o dia 26 de agosto. Em sua 7º edição,  o objetivo da Oficina  é discutir a preservação dos acervos bibliográficos, arquivísticos e museológicos com abordagem nas práticas profissionais, soluções e o uso dos recursos disponíveis. A iniciativa é uma parceria da Casa de Oswaldo Cruz (COC/Fiocruz) com o Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde da Fundação (Icict/Fiocruz). 

A oficina é direcionada a bibliotecários, estudantes de biblioteconomia, pesquisadores de coleções bibliográficas especiais e demais profissionais interessados no tema. Os interessados devem se inscrever no Campus Virtual da Fiocruz. A aula será ministrada no dia 30 de agosto, das 9h às 16h30, no Centro de Documentação e História da Saúde da Casa de Oswaldo Cruz (Av. Brasil, 4365 – Manguinhos, Rio de Janeiro). Para participar da versão online da Oficina, que oferece 50 vagas, inscreva-se aqui.  

Entre os destaques da programação está a palestra “Raridade e materialidade da informação no livro raro: outros olhares sobre a apreensão do conhecimento científico”, que será ministrada por Ana Virgínia Pinheiro: Bibliotecária, chefe da Divisão e Curadora de Obras Raras na Biblioteca Nacional. 

A atividade conta ainda com a ‘Roda de conversa entre os profissionais da Fundação Oswaldo Cruz responsáveis pelos acervos arquivísticos, bibliográficos e museológicos’, com Marcelo Lima, coordenador da Seção de Preservação do Icict; Felipe Almeida Vieira, do Departamento de Arquivo e Documentação da COC; e Juliana Fernandes Albuquerque, chefe do Serviço de Museologia do Museu da Vida da COC. A atividade será mediada pela Bibliotecária Jeorgina Gentil Rodrigues. Confira a programação

 


Compartilhe

Facebook Twitter Google Plus E-mail Imprimir

Compartilhe

Facebook Twitter Google Plus E-mail Imprimir