Ir para o conteúdo

Aula inaugural de novo mestrado da COC aborda a divulgação científica e seus públicos

2016-07-29

O novo Mestrado em Divulgação da Ciência, Tecnologia e Saúde da Casa de Oswaldo Cruz (COC/Fiocruz) dá início a suas atividades acadêmicas em 29 de agosto, às 9h30, com a mesa-redonda A divulgação científica e seus públicos. Aberta ao público, a aula inaugural vai apresentar diferentes visões e experiências sobre os estudos de público e audiência que buscam compreender as relações entre ciência e sociedade. A atividade acontece no auditório do Museu da Vida, no campus da Fiocruz em Manguinhos, no Rio de Janeiro (Av. Brasil, 4365).

O italiano Andrea Bandelli, diretor da Science Gallery International (Irlanda), falará sobre o papel dos museus de ciência como espaços de exercício da cidadania científica. Já Maria Ataide Malcher, professora da Universidade Federal do Pará (UFPA), compartilhará sua experiência em estudos de mídia focados na audiência, refletindo sobre o cidadão como ator importante nos processos de comunicação.

A coordenadora do mestrado e pesquisadora da COC, Luisa Massarani, mediará a mesa e apresentará dados preliminares de levantamento sobre a produção acadêmica brasileira no campo da divulgação científica, uma iniciativa liderada pela Rede de Popularização da Ciência e Tecnologia na América Latina e no Caribe (RedPOP). O evento tem apoio da Associação Brasileira de Centros e Museus de Ciência (ABCMC) e do Departamento de Popularização e Difusão da Ciência e Tecnologia do MCTIC.

O mestrado em Divulgação da Ciência, Tecnologia e Saúde é resultado de uma parceria da Casa de Oswaldo Cruz com o Jardim Botânico do Rio de Janeiro, o Museu de Astronomia e Ciências Afins (Mast), a Fundação Cecierj e a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

Programação

Abertura:
Nísia Trindade Lima, vice-presidente de Ensino, Informação e Comunicação da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz)
Paulo Elian, diretor da Casa de Oswaldo Cruz - Fiocruz

Mesa-redonda:
Luisa Massarani, coordenadora Mestrado em Divulgação da Ciência, Tecnologia e Saúde (moderadora)
Andrea Bandelli, diretor da Science Gallery International, Irlanda
Maria Ataide Malcher, professora da Universidade Federal do Pará

Lançamento da publicação Divulgação científica e museus de ciência: O olhar do visitante – Memórias do evento, organizada por Luisa Massarani, Rosicler Neves e Luís Amorim


Compartilhe

Facebook Twitter Google Plus E-mail Imprimir

Compartilhe

Facebook Twitter Google Plus E-mail Imprimir