Ir para o conteúdo

Mestrado e Doutorado em História das Ciências e da Saúde

O Programa de Pós-Graduação stricto sensu em História das Ciências e da Saúde possui três linhas de pesquisa: História da medicina e das doenças, História das ciências biomédicas e História das políticas, instituições e profissões em saúde.

As pesquisas realizadas e disciplinas oferecidas dialogam com as questões contemporâneas que norteiam os debates científicos e propõem novas perguntas ao passado no sentido de perceber o desenvolvimento dos processos de formação e consolidação de práticas e disciplinas científicas.

A produção acadêmica docente e as dissertações e teses do programa demonstram estreita vinculação com temas como epidemias, gênero, raça, natureza e ambiente, internacionalização das ciências, práticas psiquiátricas, entre outros. Além disso, o diálogo com a historiografia recente da história social e da história cultural tem marcado a produção dos professores e alunos, que vêm pesquisando sobre escravidão e doenças, práticas de leitura, biografias e a escrita da ciência.  

O processo de seleção ao mestrado e doutorado é realizado anualmente sempre no segundo semestre. Mais informações no site do Programa de Pós-graduação da COC.

Coordenador

Robert Wegner

Coordenadora Adjunta

Gisele Porto Sanglard