Ir para o conteúdo

Formação Profissional em Técnicas de Conservação e Restauração de Edifícios Históricos

A Oficina-Escola de Manguinhos (OEM) integra o conjunto de atividades do Departamento de Patrimônio Histórico (DPH), oferecendo cursos de educação profissional, com o objetivo de qualificar recursos humanos para os procedimentos técnico-operacionais básicos relacionados à preservação do patrimônio arquitetônico. Os cursos de formação inicial da OEM são oferecidos, preferencialmente, a moradores das comunidades vizinhas da Fiocruz, em Manguinhos, com mais de 18 anos. Os cursos de formação continuada são destinados a profissionais que atuam na conservação e restauração do Núcleo Arquitetônico Histórico de Manguinhos (Nahm), no campus sede da Fiocruz, no Rio de Janeiro.

Objetivo do curso

Contribuir para o trabalho de revitalização, conservação e restauração de monumentos, sítios históricos e arqueológicos, capacitando recursos humanos para o exercício profissional nos ofícios tradicionais de construção, de ornamentação e nas técnicas de conservação e restauração de bens culturais imóveis.

Coordenação

Cristina Coelho
Tel: (21) 3865-2220
E-mail: oem@fiocruz.br

Público-alvo

O público-alvo é definido de acordo com o perfil do curso oferecido pela OEM.

Técnicas tradicionais

Os cursos da OEM abordam, alternadamente, diferentes técnicas tradicionais de construção e ornamentação de edifícios e os procedimentos de conservação e restauração dos materiais e elementos a eles relacionados. Desde 2007, quando a OEM realizou seu primeiro curso, as técnicas mais abordadas foram o estuque ornamental e a pintura mural.

Estuque Ornamental

O termo estuque se origina da palavra italiana strucare, que significa o ato de empurrar a massa. Originalmente empregado para a confecção de revestimentos (rebocos), foi posteriormente adotado na construção de paredes e forros estruturados com trama de madeira e para execução de ornamentos em relevo aplicados às edificações, tanto externa quanto internamente. Os estuques são feitos com argamassa preparada com cal, cimento ou gesso, adicionados de água e, em alguns casos, de cola. Também podem ser marmorizados, quando executados com gesso e pó de mármore, aos quais se dá o aspecto de mármore, graças à técnica de marmorino.

Pintura Mural

Pintura artística ou decorativa sobre uma parede, geralmente interna. Pode ser feita com aplicação de tinta sobre o revestimento da parede já seco e curado ou misturando o pigmento à massa do reboco com a técnica do afresco.